Pôr a mesa: Ocasiões Especiais
A mesa deve ser sempre posta antes da chegada dos convidados, demonstrando-lhes que são esperados com uma bonita mesa. Deve colocar-se, em primeiro lugar e por cima da mesa, um resguardo e em seguida a toalha. Quanto mais elegante for a refeição, mais bonita deve ser a toalha: bordada, lisa ou adamascada, preferencialmente branca ou pastel. As dobras devem ser alisadas e, se for necessário, a toalha deverá ser passada a ferro no momento da sua colocação. Os padrões e a barra, se existirem, deverão estar uniformes e centrados.
COLOCAÇÃO DA BAIXELA
Quanto à colocação da baixela, a primeira regra é pôr tudo geometricamente espaçado. O centro de mesa, como o próprio nome indica, exatamente ao centro e os utensílios harmoniosamente colocados.
PRATO DE SERVIÇO (BASE)
Este prato maior serve de base para colocar o primeiro prato. Quando se termina o primeiro prato, o prato de serviço continua na mesa até ao prato de carne ser servido; nesta altura, os dois pratos – o de serviço e o de carne – deverão ser substituídos.
PRATO DO PÃO
O pequeno prato do pão é colocado acima dos garfos, do lado esquerdo da disposição dos pratos.
FACA DE MANTEIGA
Este pequeno utensílio de barrar a manteiga deve ser colocado diagonalmente, no topo do prato da manteiga e com a lâmina voltada para baixo.
GARFO DE JANTAR
É o maior dos garfos, também chamado garfo de carne. É colocado do lado esquerdo do prato. Outros garfos mais pequenos, para outros pratos, deverão ser postos à esquerda ou à direita do garfo de jantar, de acordo com a ordem em que serão usados.
GARFO DE PEIXE
Se existir um prato de peixe no menu, este garfo é colocado do lado esquerdo do garfo de jantar, porque será o primeiro garfo a ser usado.
FACA DE JANTAR
A faca maior ou faca de carne, é a faca de jantar e deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço.
FACA DE PEIXE
Esta faca, de formato especial, coloca-se ao lado direito da faca de jantar.
COLHER DE SOPA
Se for servida sopa como primeiro prato, a colher respetiva deverá ser colocada ao lado direito das facas.
COPOS
Estes podem ser até cinco e são colocados de forma a que os mais pequenos estejam à frente. O copo da água é colocado diretamente acima das facas; logo ao lado coloca-se o copo de espumante, a flûte; em frente a esta são colocado(s) o copo de vinho tinto e/ou de vinho branco.
GUARDANAPO
O guardanapo é colocado à esquerda, ao lado dos garfos.
TALHERES DE SOBREMESA
A colher, o garfo e a faca de sobremesa, mais pequenos do que os outros talheres, deverão ser colocados por cima do prato de serviço.
GARFO DE SALADA
Se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar, próximo do prato. Se a salada for servida primeiro, seguida do prato de peixe, então os garfos terão de ser colocados da seguinte forma (da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar.
GARFO DE OSTRAS
Se existir marisco no menu, o garfo de ostras deverá ser colocado do lado direito das colheres. Este é o único garfo que pode ser colocado do lado direito do prato.
No geral:
- As lâminas das facas devem ser sempre colocadas viradas para o prato.
- Não mais de três pares de talheres devem ser colocados na mesa, exceto se for colocado o garfo de ostras. Se forem servidos mais de três pratos antes da sobremesa, então os utensílios para um quarto prato serão trazidos com a comida; da mesma maneira que o garfo e a faca da salada poderão ser colocados na mesa apenas na altura em que o prato da salada for servido.
- O sal e a pimenta não devem ser apresentados numa mesa, uma vez que não se espera que os pratos precisem de uma retificação no tempero.
DECORAÇÃO
Para decoração podem ser usadas velas em candelabros ou castiçais, somente ao jantar, e centros de flores, tendo sempre cuidado para que as suas dimensões não impeçam os convidados de se verem enquanto conversam. Não devem ser utilizados quaisquer elementos decorativos fortemente aromatizados na mesa, pois ocultarão o aroma da refeição. Pode-se usar também pequenos ramos de flores ou até uma flor individual colocada num solitário em frente e à direita do prato.