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SOCIAL

IDEIAS PARA UMA VIDA MAIS CALMA

COMBATER O STRESS

Nos dias de hoje muitas pessoas dizem sofrer de stress. Contudo, é importante esclarecer que o stress não é necessariamente algo negativo. Os seus efeitos, não sendo crónicos, podem ser positivos já que nos fazem estar em alerta e despertos, aumentando a capacidade de atenção e concentração.
 
Torna-se um problema quando o stress é permanente, o que provoca uma série de sintomas que evidenciam um quadro crónico ou em estado muito agudo. Nesses casos, é necessário tomar uma atitude e combater o stress.
 
É muito importante o diagnóstico adequado de um quadro clínico de stress que exige tratamento, bem como a identificação das ações que podem ajudar a combatê-lo e superá-lo. Cada um sabe o que o ajuda a relaxar. 
 
Há quem desfrute de um momento bem passado no ginásio, quem prefira dedicar o seu tempo livre a bordar em ponto cruz, quem desfrute de um bom livro, ou quem prefira sair e dar um passeio deixando que a brisa lhes alivie a cabeça. Seja como for, para além destas atividades específicas ao seu dispor, existem outras opções para o ajudar a combater o stress desde as primeiras horas do dia:
 
  • Descanse 8 horas diárias. Se dormir durante oito horas seguidas, num ambiente fresco e confortável sentirá que o corpo e a mente recuperam na manhã seguinte. Levante-se sem pressas, com tempo suficiente para enfrentar as tarefas do dia. A sua capacidade de concentração aumentará bem como a sua boa disposição e o stress será atenuado.
 
  • Evite ter fome: Para tal torna-se necessário que divida a ingestão de alimentos por quatro refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar), além de uma pequena merenda a meio da manhã. Ao fracionar a alimentação evitará a sensação de fome e fará escolhas mais conscientes e menos emocionais. Garanta tempo suficiente à refeição de forma a mastigar bem os alimentos.
 
  • Mexa-se para combater o stress. Faça exercício físico diário durante meia hora, mas se lhe custa adormecer, procure fazer esse exercício 5 a 6 horas antes de se deitar. Desta forma, melhora a qualidade do sono, já que reduziu o stress. Fazer alongamentos por cinco minutos antes de se deitar liberta a tensão muscular, prepara o corpo para o sono e ajuda-o a combater o stress.
 
  • Partilhe.O seu dia e as suas preocupações. Não só estará a melhorar a sua relação com o seu par, os seus amigos e a sua família, mas também o ato de verbalizar os seus problemas e experiências ajudá-lo-á a encontrar soluções.

  • Reserve tempo para si. Tem um hobby a que não se dedica por falta de tempo? Recupere-o! É importante que encontre tempo para si e para desfrutar das coisas que mais gosta de fazer, e isso ajudá-lo-á a combater o stress.
 
  • Desfrute do seu trabalho. Não veja as tarefas como enfadonhas. O trabalho deve ser algo estimulante carregado de desafios que contribuem para o seu crescimento pessoal. Procure evitar o excesso de trabalho e planifique as suas tarefas em função do tempo. Aprenda a delegar e a pedir ajuda. Não prolongue o dia de trabalho se não for de todo imprescindível. Faça breves pausas ao longo do dia.

Aprenda ainda algumas técnicas de relaxamento de maneira a relaxar e combater o stress.
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