Técnicas de Relaxamento
Cada pessoa sabe o que a ajuda a relaxar.
Dormir bem
Uma das melhores técnicas de relaxamento consiste em dormir pelo menos 8 horas diárias. Se dormires durante oito horas seguidas, num ambiente fresco e confortável sentirás que o teu corpo e mente ficam recuperados na manhã seguinte.
Levanta-te sem pressas e com tempo suficiente para enfrentar as tarefas do dia, a tua capacidade de concentração aumentará e sentir-te-ás mais alegre.
Alimentação
Evita a fome. Para tal, torna-se necessário que dividas a ingestão de alimentos por, pelo menos, cinco refeições diárias. Se não tiveres a sensação de fome quando te sentas à mesa, conseguirás ser mais racional nas tuas escolhas e não sentirás necessidade de comer em excesso. Garante o tempo necessário para comer e mastigar bem, em todas as refeições do dia.
A fruta e os legumes estão entre os alimentos que ajudam a combater o stress. São ricas em vitaminas, antioxidantes, fibra e água. Os alimentos ricos em potássio são a banana, a laranja, os frutos secos, os legumes, o leite, as leguminosas e a carne magra. O potássio favorece o relaxamento dos músculos, proporcionando um descanso mais eficaz.
Atividade Física
Mexe-te. Um das técnicas de relaxamento pode ser o exercício físico. Faz exercício diário durante meia hora. Caso tenhas dificuldade em adormecer, procura fazer esse exercício 5 a 6 horas antes de deitar. Desta forma, melhorarás a qualidade do sono já que reduzirás o stress.
Fazer alongamentos durante cinco minutos antes de deitar, é uma técnica de relaxamento que libertará a tensão muscular e preparará o corpo para o sono.
Descompressão Emocional
Partilha o teu dia e as tuas preocupações. Não só estarás a melhorar a relação com o teu par, amigos e família, mas também verbalizas os problemas, o que contribuirá para encontrar soluções.
Tempo para Ti
Reserva tempo para ti. Tens um passatempo a que não te dedicas por falta de tempo? Recupera-o! É importante que encontres tempo para ti, para desfrutar das coisas que mais gostas de fazer.
Gosta do que fazes
Desfruta do teu trabalho. Tira proveito das tarefas e não as vejas como enfadonhas. O trabalho deve ser algo estimulante carregado de desafios que contribuem para o crescimento pessoal. Para evitar o excesso de trabalho, planifica as tuas tarefas em função do tempo e tendo em conta que cerca de 20 por cento das horas são consumidas em imprevistos! Aprende a delegar e a pedir ajuda.
Não prolongues o dia de trabalho se não for de todo imprescindível. Faz breves pausas ao longo do dia.
Todas estas são técnicas de relaxamento fáceis de aplicar no dia a dia e que te ajudarão a ter uma vida mais relaxada e menos stressante.
Vê também
Relaxamento e Equilíbrio Interior
Para os que continuam hesitantes em visitar um terapeuta, vamos explicar do que se trata, em que…
Relaxamento e Equilíbrio Interior
Se é verdade que a prática regular de exercício físico é fundamental, a atenção dada à saúde mental…