Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

SUGESTÕES PARA UM NATAL DIFERENTE

Adoramos o Natal e as tradições “embrulhadas” nesta época do ano. Famílias juntas, amigos à mesa, presentes na árvore e, sobretudo, o espírito solidário que cresce em cada um de nós. Há tradições que não se alteram. Mas há outras que se renovam e até sabe bem mudar. 
Os tempos são feitos de mudança, e quando são boas mudanças… devemos acompanhá-las e abraçá-las. Neste caso, falamos da ecologia, da alimentação e até do lazer para lhe dar sugestões para um Natal diferente.
Este ano, “troque as voltas” às sobremesas, surpreenda com presentes inesperados ou decorações alternativas. 

Presentes de Natal diferentes

O truque para não entrar em pânico, à última hora, com os presentes de Natal é planear. Evite as filas, os gastos e deslocações desnecessárias e aposte em escolhas úteis e ecológicas. Nós temos algumas ideias para os miúdos e graúdos: 

Mini horta biológica

É uma forma de oferecer temperos para (quase) todo o ano. Para quem valoriza uma alimentação biológica e natural, este presente pode fazer a diferença. Para além disso, dá mais cor às casas e abre a possibilidade de fazer uma horta vertical. É quase um papel de parede, mas natural. 

Perfume sólido biológico

Que pode ser feito por si. Os perfumes estão na lista dos presentes de Natal mais comuns de sempre. E se mantivéssemos a tradição, mas com um toque diferente? Os perfumes líquidos são misturas de substâncias químicas e necessitam de muitos litros de água para a sua produção. Os perfumes sólidos não contêm álcool e ainda por cima são fáceis de fazer. Basta que tenha cera de abelha, óleo vegetal e um óleo essencial. Curioso? Deixamos todos os passos para esta receita.  

Ingredientes: 
  • 1 colher de sopa de cera de abelha ou vaselina
  • 1 colher de sopa de óleo de jojoba ou óleo de amêndoa doce
  • 8-15 gotas de óleo essencial (óleos de fragrância usados para fazer perfume)
  • Recipiente limpo pequeno para manter o perfume sólido. 
Preparação: 
  • Comece por derreter a cera ou a vaselina com o óleo jojoba ou o óleo de amêndoa doce. (Usar o micro-ondas pode ser uma boa opção porque vão bastar apenas alguns segundos.)
  • Assim que a mistura fique líquida, pode retirá-la da fonte de calor. 
  • De seguida, adicione os óleos essenciais à mistura. Utilize uma palhinha, uma colher ou um palito para envolver todos os ingredientes.
  • Assim que todos os ingredientes estejam envolvidos verta a mistura para o recipiente final.
  • Coloque a tampa por cima do recipiente, mas não feche completamente até arrefecer a mistura. 
  • Assim que esteja frio, tape completamente o recipiente e está pronto a embrulhar. 


Um pote com bolachas

No Natal é impossível que alguém fique indiferente a bolachas acabadas de sair do forno. Acompanhado com uma chávena de chá ou um leite, fazem a delícia dos mais pequenos aos mais graúdos. Por isso porque não oferecer esta deliciosa ideia? Tudo o que precisa é de confecionar umas deliciosas bolachas com pepitas de chocolate e um frasco bonito. Após confecionadas as bolachas, só tem de enfeitar o frasco ao seu gosto pessoal e colocá-las no interior. Junte a este presente um pequeno cartão de boas festas feito manualmente. 

Receitas de Natal diferentes 

Tem vegetarianos na família? Para agradar a todos, pode começar por alterar a ementa e incluir receitas vegetarianas na ceia de Natal. Foge à tradição, mas é por uma boa causa. Deixamos-lhe algumas sugestões para uma ceia de Natal diferente, capazes de converter qualquer um ao vegetarianismo.

Assado de tomate e beringela

É daquelas receitas ideais para jantares numerosos. O nível de dificuldade é moderado, mas garantimos que o sabor valerá apena. Está é uma ótima alternativa para quem procura uma ceia de Natal diferente. 

Espetadas de Tiras Vegetarianas Al Pesto

Uma novidade que cai na perfeição. Esta pode ser uma boa alternativa para espetadas de carne que muitas vezes encontramos à mesa. Apenas precisa de 6 ingredientes e garantimos que irá adorar.

Decorações para um Natal diferente 

Pela altura do Natal, as casas começam a encher-se de luz, árvores e presépios. O espírito natalício transporta-se para as casas. Mas serão totalmente sustentáveis as típicas decorações de Natal? Este ano, experimente fazer uma decoração de Natal diferente, começando pela mesa.

Usar mais pinhas

É uma boa desculpa para passear no parque ou na floresta em família. Depois, basta apanhar as pinhas já caídas e imaginar como podem funcionar em sua casa. O melhor é que ainda as poderá usar na lareira, depois do Natal. 

Evitar o azevinho

O excesso de procura do azevinho no Natal, fez com que esta espécie autóctone entrasse em vias de extinção. Se for fã da cor vermelha nas decorações, use romãs e maçãs nas mesas de Natal. É fruta da época e ainda por cima pode tornar-se em “decoração comestível”.

Um pinheiro de Natal diferente

Comprar em segunda mão é uma ótima opção, amiga do ambiente. Mas pode também repensar o pinheiro com outros materiais como o papel ou madeira reutilizável.
PARTILHAR 4 LIKES

Sugestões