5 dicas de relaxamento para implementar este ano
Relaxamento e Equilíbrio Interior

5 dicas de relaxamento para implementar este ano

Seja no início de um novo ano ou já com o ano mais avançado, há sempre bons motivos para implementar novas práticas de relaxamento.

Para que consigas encarar os desafios do teu dia a dia com força e para alcançar todos os objetivos e metas, é importante ter “mente sã em corpo são”. Apesar do desgaste diário dificultar por vezes as tentativas de relaxar, podes implementar no teu dia a dia pequenas rotinas que terão efeitos positivos e imediatos.
 
Ao conseguir relaxar, terás mais força para realizar todas as tuas tarefas. Vais acabar por notar melhorias na tua concentração, produtividade e paciência.

Pratica meditação

A meditação é uma técnica milenar com origem em tradições orientais, que se propagou um pouco por todo o mundo. Um dos objetivos de praticar meditação é o relaxamento total da mente – o chamado nirvana. 

Para começar a praticar meditação, podes tentar fazer meditação guiada, com a ajuda de algum mentor e ir progredindo para uma meditação mais individual, ao teu próprio ritmo. Uma das grandes vantagens da meditação é o relaxamento sentido durante e após a prática, em resultado, por exemplo, do controlo da respiração.

Sabe mais sobre os benefícios da meditação.

Opta por um banho relaxante

Apesar de não ser algo que se faz diariamente, não se deve menosprezar as excelentes capacidades de relaxamento de um banho de imersão. Principalmente no final de uma longa semana, ou de picos de maior stress. 

Se te sentes especialmente cansado/a, um banho de imersão pode ajudar no processo de relaxamento. Opta por encher a banheira e adicionar alguns sais de banho e deixa que os vapores libertados tenham o seu efeito relaxante. Se não tiveres sais, o teu gel de duche também pode servir para o efeito. Podes sempre ligar uma música que ajude a relaxar e acender algumas velas para criar luz ambiente.

Tenta dormir melhor

Antes de tentar relaxar é importante dormir bem! Dormir é a única altura do dia em que o teu corpo consegue regenerar-se internamente e externamente. O teu cérebro regenera-se durante o sono, e o descanso físico é também muito importante para que estejas verdadeiramente relaxado/a.

O stress e agitação do dia a dia podem fazer com que adormecer se torne mais complicado, portanto deves tentar implementar algumas rotinas para conseguir dormir melhor e adormecer com mais facilidade. 

Alguns estudos defendem que se deve minimizar a utilização de aparelhos eletrónicos na cama, principalmente os que têm uma fonte de luz azul, como os smartphones ou tablets. Este tipo de luz está associado a um efeito nocivo no ritmo circadiano, podendo causar insónias e noites sem conseguir dormir de forma contínua. 

Ler ou ouvir uma música calma ou só instrumental, são alternativas para conseguir relaxar e adormecer de uma forma mais tranquila.

Apanha sol

Apanhar sol é algo bastante importante em termos fisiológicos. Desde já, a síntese biológica de Vitamina D é potenciada pela luz solar, sendo por vezes denominada de “vitamina do sol”. Por sua vez, a Vitamina D tem um papel fulcral na sensação diária de relaxamento e até mesmo na capacidade de conseguir dormir. Em conjunto com outros compostos como o Ómega 3, a Vitamina D é responsável pela síntese e ação da serotonina, uma hormona associada aos ciclos do sono

Opta por passeios ao ar livre, piqueniques, ou até mesmo praticar uma modalidade desportiva num jardim.

Faz uma pausa da rotina diária

Uma das maiores fontes de stress diário é a rotina quotidiana. Durante os dias de trabalho, despertar à mesma hora, ir para o local de trabalho, trabalhar, voltar... A mesma rotina, durante anos, pode tornar-se cansativa e desesperante. Assim, é importante que consigas fazer uma pausa da tua vida quotidiana. 

Uns dias de férias ou mesmo um fim de semana prolongado podem ajudar neste processo de relaxamento. Como nem sempre é possível, opta por alterar algumas rotinas como, por exemplo, após o trabalho não ir logo para casa.

Um passeio, uma ida ao cinema, um caminho diferente, ou qualquer outra simples quebra na rotina depois de um dia stressante podem fazer a diferença no resto da semana. 

 

Segue alguns dos conselhos sugeridos e verás a tua qualidade de vida melhorar. Sabe mais sobre técnicas de relaxamento

 
 

também

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Para comer à colher, com recheio de chocolate, cereais ou até frutas. A verdade é que os ovos de…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Quando vais dormir, é natural que umas das coisas em que penses seja no número de horas que vais…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

O stresse é uma resposta natural do nosso corpo às situações que precisam que ajustemos os nossos…