Saboreia a Vida | Nestlé
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RELAXAR

Cada pessoa sabe o que a ajuda a relaxar. Há quem desfrute de um momento bem passado no ginásio, quem prefira dedicar o seu tempo livre a fazer ponto cruz, quem goste de ler um bom livro, ou quem prefira sair e dar um passeio, deixando que a brisa lhe areje a cabeça. Se ainda não descobriu qual o melhor método para si, siga as nossas dicas e aprenda algumas técnicas de relaxamento para combater o stress desde as primeiras horas do dia:

  • Uma das melhores técnicas de relaxamento consiste em dormir pelo menos 8 horas diárias. Se dormir durante oito horas seguidas, num ambiente fresco e confortável sentirá que o seu corpo e mente ficam recuperados na manhã seguinte. Levante-se sem pressas, com tempo suficiente para enfrentar as tarefas do dia, a sua capacidade de concentração aumentará e sentir-se-á mais alegre.
  • Evite a fome. Para tal, torna-se necessário que divida a ingestão de alimentos por, pelo menos, cinco refeições diárias. Se não tiver a sensação de fome quando se senta à mesa, conseguirá ser mais racional nas suas escolhas e não sentirá necessidade de comer em excesso. Garanta o tempo necessário para comer e mastigar bem, em todas as refeições do dia. A fruta e os legumes estão entre os alimentos que ajudam a combater o stress. São ricas em vitaminas, antioxidantes, fibra e água. Os alimentos ricos em potássio são a banana, a laranja, os frutos secos, os legumes, o leite, as leguminosas e a carne magra. O potássio favorece o relaxamento dos músculos, proporcionando um descanso mais eficaz.
  • Mexa-se. Um das técnicas de relaxamento pode ser o exercício físico. Faça exercício diário durante meia hora. Caso tenha dificuldade em adormecer, procure fazer esse exercício, 5 a 6 horas antes de se deitar. Desta forma, melhorará a qualidade do sono já que reduzirá o stress. Fazer alongamentos durante cinco minutos antes de deitar, é uma técnica de relaxamento que libertará a tensão muscular e preparará o corpo para o sono.
  • Partilhe o seu dia e as suas preocupações. Não só estará a melhorar a sua relação com o seu par, os seus amigos e a sua família, mas também verbaliza os seus problemas, o que contribuirá para encontrar soluções.
  • Reserve tempo para si. Tem um passatempo a que não se dedica por falta de tempo? Recupere-o! É importante que encontre tempo para si para desfrutar das coisas que mais gosta de fazer.
  • Desfrute do seu trabalho. Tire proveito das tarefas e não as veja como enfadonhas. O trabalho deve ser algo estimulante carregado de desafios que contribuem para o crescimento pessoal. Para evitar o excesso de trabalho, planifique as suas tarefas em função do tempo e tendo em conta que cerca de 20 por cento das horas são consumidas em imprevistos! Aprenda a delegar e a pedir ajuda. Não prolongue o dia de trabalho se não for de todo imprescindível. Faça breves pausas ao longo do dia.
Todas estas são técnicas de relaxamento fáceis de aplicar no dia-a-dia e que o ajudarão a ter uma vida mais relaxada e menos stressante.
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