Para Além dos Grupos da Roda dos Alimentos
A água é a melhor bebida para satisfazer a sede, mas pode recorrer-se a outras bebidas desde que não contenham adição de açúcar, álcool ou cafeína.
Os sumos de fruta naturais e os chás sem cafeína (camomila, cidreira, limão, tília...) são alguns exemplos.
Cafeína
O café e alguns chás e refrigerantes contêm cafeína, substância estimulante cuja ingestão deve ser limitada a um máximo de 300mg por dia. No caso de crianças e adolescentes o seu consumo está desaconselhado.
Teores Médios de Cafeína
- 1 Café Cheio: 125mg
- 1 Café Médio: 115mg
- 1 Café Curto: 104mg
- 1 Refrigerante: 46mg
- 1 Chávena de Chá: 36mg
- 1 Descafeínado: 2mg
Bebidas Alcoólicas
As bebidas alcoólicas contêm por definição, álcool etílico ou etanol. O seu consumo é totalmente desaconselhado a crianças, jovens, grávidas e aleitantes. Com moderação, e a acompanhar as refeições, os adultos podem consumir sem risco.
HOMENS
CERVEJA (5º): 3 copos fino/imperial
VINHO (12º): 2 copos pequenos
WHISKEY (12º): 1/3 de copo
MULHERES
CERVEJA (5º): 2 copos fino/imperial
VINHO (12º): 1 copo pequeno
WHISKEY (12º): 1/5 de copo
Açúcar e produtos açucarados
Refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros doces são exemplo de alimentos especialmente ricos em açúcar. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito, preferencialmente, no final das refeições, e a sua ingestão não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões festivas.
A leitura cuidadosa dos rótulos é fundamental na seleção de alimentos com reduzido teor em açúcares. Sob a designação de açúcares engloba-se, por exemplo, sacarose (vulgar açúcar de mesa), glucose, dextrose, frutose, maltose, lactose, açúcar invertido, mel, melaço, entre outros.
Sal e produtos salgados
A quantidade de sal ingerida por dia deve ser inferior a 5g. A melhor forma de satisfazer esta recomendação é moderar não só o consumo de produtos salgados (por exemplo, produtos de salsicharia/charcutaria, alimentos enlatados, batatas fritas, aperitivos, ...) mas também a utilização de sal em natureza.
A leitura atenta dos rótulos é fundamental na selecção de alimentos com reduzido teor de sal e sódio. O termo sódio isolado ou em combinação com outras palavras (por ex: cloreto de sódio) é utilizado para descrever a fonte de sódio presente no alimento.
A substituição do sal por ervas aromáticas (aipo, alecrim, alho, cebolinho, coentro, estragão, hortelã, louro, oregão, salsa,...) e especiarias (açafrão, baunilha, canela, caril, colorau, noz-moscada,...) na preparação e confeção de alimentos é uma boa forma de adicionar sabor e realçar a cor aos alimentos.
Vê também
Roda dos Alimentos
Desde sempre que a Roda dos Alimentos nos ensina a fazer as opções mais corretas na alimentação.…
Roda dos Alimentos
Principal componente do corpo humano e fundamental para o seu funcionamento. A água é a melhor…
Roda dos Alimentos
Alimentos que compõe este grupo: Azeite, Óleos, Banha, Manteiga, Natas e Margarinas.