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Favas
Alimentos

Favas

Uma excelente e versátil leguminosa que vale a pena conhecer melhor.

De nome científico Vicia faba, a fava tem uma textura granulosa, mas ligeiramente amanteigada. A vagem é rasa, alongada e ligeiramente curvada e tem no interior as suas sementes, às quais nos referimos como favas.

Informação Nutricional

Além do elevado teor de proteína e fibras, a fava é rica em magnésio, ferro e fósforo.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Favas Cruas Favas Cozidas
Energia (kcal) 80 73
Água (g) 76,6 79,1
Proteínas (g) 7,4 6,7
Lípidos (g) 0,5 0,5
Hidratos de Carbono (g) 8,5 7,4
Ferro (mg) 1,2 1
Fibra (g) 6,1 5,8
Vitamina C (mg) 23 14
Magnésio (mg) 32 30
Fósforo (mg) 87 79

Vantagens e desvantagens

É a segunda leguminosa mais rica em fibras, sendo a primeira o feijão-branco. Devido a este elevado teor de fibras, o consumo das quantidades recomendadas tem um efeito positivo na redução de colesterol, na regulação do apetite e do trânsito intestinal.

Segundo as recomendações da Roda dos Alimentos, deve consumir-se 1-2 porções diárias de leguminosas, sendo que 1 porção representa 3 colheres de sopa de favas frescas cruas.

O favismo é uma doença provocada pela ingestão excessiva de favas, ou inalação do seu pólen, em pessoas que tenham deficiência da enzima G6FD (glucose-6-fosfato desidrogenase) que é crucial para a proteção das células contra o stress oxidativo. Caracteriza-se por uma anemia hemolítica aguda (destruição em massa dos glóbulos vermelhos) com coloração amarelada da pele, alterações digestivas e febre.

Como comprar e conservar

Encontras esta leguminosa à venda em vagem para descascar, grão congelado ou fava seca, sendo a última menos utilizada.

As vagens devem ter um aspeto fresco e viçoso, devendo certificar-te de que não existem vagens duras à mistura com as tenras. Se optares pelas favas secas estas devem estar brilhantes, inteiras e sem cheiros estranhos.

Podes armazenar a vagem fresca durante 2-3 dias à temperatura ambiente. Assim que a descascares cozinha-as logo. Se quiseres aumentar o tempo de conservação, podes optar por colocá-las no frigorífico onde duram cerca de 1 semana. A fava seca pode conserva-se até 1 ano desde que em saco bem fechado e ao abrigo da luz.

Como utilizar

As favas devem ser consumidas ainda tenras e com sabor adocicado. Devido ao seu valor proteico é uma leguminosa bastante utilizada na cozinha vegetariana.

São bastantes versáteis, mas recomenda-se que sejam bem cozinhadas para facilitar a sua digestão.

 

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