Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

COMO MANTER A HIDRATAÇÃO QUANDO NÃO SE TEM SEDE

Como manter a hidratação quando não se tem sede

A água é essencial para o nosso organismo. São variadíssimas as suas funções:

• Tem um papel importante no transporte, por um lado dos nutrientes e por outro dos produtos que eliminamos por exemplo pela urina;

• Contribui para a regulação da temperatura corporal, lubrificação de órgãos e cartilagens e proporciona elasticidade à pele;

• Promove uma melhor digestão, função intestinal e previne infeções urinárias;

• Reduz a fadiga, melhorando o desempenho físico e função cognitiva.


É importante relembrar que o consumo de água deve ser regular.

Durante as épocas de frio, como o inverno, é natural que sinta menos sede e reduza o consumo de líquidos, em especial a água. No entanto, é importante que o seu consumo seja regular, mesmo que diminuído quando comparado com o consumo efetuado no Verão.

Em determinadas circunstâncias, apesar do frio, é mesmo fundamental aumentar a quantidade ingerida. Por norma, a quantidade diária recomendada de água é de cerca de 1.5 a 2 litros diários, variando com o peso corporal, idade, sexo, intensidade de atividade física, entre outros fatores.

Pontos a ter em atenção:

Algumas aspetos, internos e externos, podem implicar diferentes necessidades de líquidos. As crianças e os idosos são grupos mais vulneráveis à desidratação. Também a incapacidade ou dificuldade em se autoalimentar ou as alterações na deglutição (por exemplo, após AVC, quando se verifica disfagia para líquidos), podem reduzir a ingestão de líquidos. A toma de determinados medicamentos, diuréticos ou laxantes, aumenta também as perdas.

Também quem pratica atividade física, se encontra num ambiente seco provocado, por exemplo, por aquecimentos, ou está mais exposto na rua e à poluição, deve reforçar o consumo de água. Alguns dos sintomas de desidratação são fraqueza, fadiga, dores de cabeça, tonturas, cãibras e mesmo lesões musculares.

A água é sem dúvida a forma mais fácil de garantir os níveis adequados de hidratação.

Sugestões para manter uma hidratação saudável:

Uma estratégia para manter o corpo hidratado no inverno é transportar diariamente uma garrafa de água natural, chá ou cevada, por exemplo numa garrafa térmica, a uma temperatura mais apetecível em dias frios.

Os chás e tisanas são uma boa opção. De ervas, saquetas ou mesmo com frutas adicionadas, espremidas, às rodelas ou maceradas, com ervas aromáticas frescas ou até especiarias. Vários sabores e experiências estão à disposição e alcance de qualquer pessoa.

Uma boa estratégia é estabelecer horários ou momentos para beber água ou chá. Se for uma ajuda, coloque um alarme ou lembrete de hora a hora, no telemóvel ou relógio. Aos poucos, o seu organismo irá habituar-se e sentirá necessidade de beber água.

Para quem tem dificuldade em beber água, ou em concretizar a logística da garrafa, existem ao dispor muitas outras soluções que podem estar presentes no nosso dia-a-dia.

No geral, quase todos os alimentos contêm uma percentagem de água na sua composição, uns mais, outros menos.

• Frutas, sumos de fruta natural, vegetais frescos (cenoura, pepino em tirinhas) e cozinhados, sopas, leite ou bebidas vegetais, (bebida de soja, arroz, aveia ou amêndoa), iogurte, gelatina, carne, peixe e ovos, todos são bons fornecedores de água;

• Alimentos preparados ou confecionados com água ou fontes da mesma são opções a lembrar. São exemplo dos mesmos, o arroz, as caldeiradas, açordas, legumes passados sob a forma de creme, purés, as papas e os batidos (estes últimos confecionados com água, leite ou bebida vegetal);

• Os alimentos passados e cremosos são particularmente úteis em certos momentos da vida, como por exemplo, situações de dificuldades de deglutição e mastigação;

• As sopas, além de conterem água, oferecem também nutrientes que são uma mais-valia. Hidratam, ajudam na manutenção ou melhoria da função intestinal e disponibilizam vitaminas, minerais e fibras.

É aconselhada moderação no consumo de café e bebidas alcoólicas, pois em excesso podem contribuir para desidratação.
PARTILHAR 28 LIKES

Sugestões