Beber água às refeições – sim ou não?
Nutrição

Beber água às refeições – sim ou não?

No centro da Roda dos Alimentos está a água. A sua localização na Roda reflete, não só a elevada importância para o organismo, como também o facto de se encontrar presente em todos os alimentos.

Importância da água

Como se sabe, grande parte do corpo humano é constituído por água e esta é fundamental para o normal funcionamento do organismo participando na regulação da temperatura corporal, na produção das secreções digestivas, na reparação e construção de tecidos, na distribuição de nutrientes por todas as células e na eliminação de toxinas e impurezas.

As necessidades hídricas variam de acordo com o sexo, idade, peso, condições climatéricas, atividade física e estado de saúde.
A água não tem gorduras, proteínas nem hidratos de carbono e por isso não fornece energia, logo, não contribui para o consumo energético nem influencia diretamente o peso.

Quais as principais funções da água no sistema digestivo?

A nível do processo digestivo e pelo aumento do volume gástrico a água ajuda a aumentar a saciedade, o que pode ser relevante na manutenção ou regulação do peso.

O tipo de alimentos que estão a ser consumidos também influencia a necessidade de beber água. Uma refeição rica em hortícolas e fruta , por exemplo, implicará menor necessidade de água do que uma refeição à base de alimentos menos hidratados como arroz ou massa, por exemplo.

A sopa, por exemplo, é uma combinação perfeita de água e fibra, acompanhada de um baixo valor calórico e por isso contribui para uma maior sensação de saciedade, para um bom funcionamento intestinal e simultaneamente para alcançar as necessidades hídricas diárias.

Se não aprecias o sabor da água podes beber água aromatizada (com casca de limão, pau de canela ou gengibre, por exemplo), chás ou infusões diversas desde que sem açúcar adicionado.

Qual o melhor momento para ingerir líquidos?

Uma vez que a água é essencial à vida, é fundamental que seja ingerida em abundância, diariamente.
Por esta razão, a água deve ser a principal bebida do dia, a acompanhar as refeições e principalmente fora delas mas a quantidade que se ingere em cada momento não é indiferente.

Idealmente a maior quantidade de água deve ser ingerida cerca de 20 minutos antes das refeições e 1 hora após, de forma a não interferir com a digestão.

Beber água às refeições engorda?

A água não engorda, nem à refeição nem fora dela, pois não fornece nenhum nutriente energético e, como tal, não tem calorias.

Com base na literatura científica, a conclusão que pode retirar-se é que a ingestão de água antes ou durante a refeição não tem qualquer efeito na ingestão calórica total nessa refeição ou nas seguintes.

A ingestão de água às refeições é desaconselhada apenas se for em grandes quantidades e no caso de se tratar de uma refeição com elevado teor de gordura, porque a digestão pode ser prejudicada devido à maior dificuldade das enzimas digestivas alcançarem os alimentos.

Assim, como em tudo deve reger-se pelo bom senso, manter-se hidratado ao longo do dia bebendo água na quantidade recomendada, mesmo quando não tem sede.

Beber água com limão ajuda na perda de peso?

Beber água é essencial para um bom funcionamento do organismo. E o limão, como todos os citrinos, é rico em vitamina C, nutriente que promove a absorção do ferro e contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

A casca do limão, como a da laranja ou da maçã, é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Esta fibra ajuda na manutenção da saciedade e facilita o trânsito intestinal. Contudo, a pectina encontra-se essencialmente na casca do limão, por isso beber água com sumo de limão não seria suficiente para promover tal benefício.

Também há quem defenda que o sumo de limão é útil para desintoxicar o organismo. Esta também é uma informação incorreta. Os rins e fígado, saudáveis, são os responsáveis por fazer o necessário detox do corpo.

Por isso, não há evidência científica que beber água com limão ajude na perda de peso.

Alguns conselhos para consumo de água às refeições

Por um lado, é necessário consumir algum líquido (água) que vai ajudar a diluir os alimentos e a facilitar a digestão. Um copo de água ao longo da refeição é suficiente e contribui para maximizar o aporte hídrico diário e para o aumento da saciedade.

Um consumo superior a este deve ser evitado para que não ocorra a diluição dos sucos gástricos comprometendo dessa forma a digestão e podendo ocasionar problemas digestivos como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de alguns nutrientes.

 
 

também

Nutrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o flexitarianismo pode ser definido como um padrão…

Nutrição

Certamente que já te apercebeste que mesmo que te mantenhas ativo ao longo do dia, dificilmente…

Nutrição

Se gostas de saber mais sobre nutrição, o mais certo é que já tenhas ouvido falar no jejum…