Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Combater o Stress
Relaxamento e Equilíbrio Interior

Combater o Stress

Nos dias de hoje muitas pessoas dizem sofrer de stress.

Contudo, é importante esclarecer que o stress não é necessariamente algo negativo. Os seus efeitos, não sendo crónicos, podem ser positivos já que nos fazem estar em alerta e despertos, aumentando a capacidade de atenção e concentração.
Quando é um problema

Torna-se um problema quando o stress é permanente, o que provoca uma série de sintomas que evidenciam um quadro crónico ou em estado muito agudo. Nesses casos, é necessário tomar uma atitude e combater o stress.

É muito importante o diagnóstico adequado de um quadro clínico de stress que exige tratamento, bem como a identificação das ações que podem ajudar a combatê-lo e superá-lo. Cada um sabe o que o ajuda a relaxar. 

Há quem desfrute de um momento bem passado no ginásio, quem prefira dedicar o seu tempo livre a bordar em ponto cruz, quem desfrute de um bom livro, ou quem prefira sair e dar um passeio deixando que a brisa lhes alivie a cabeça. Seja como for, para além destas atividades específicas ao teu dispor, existem outras opções para te ajudar a combater o stress desde as primeiras horas do dia. 

Como combater o stress
  • Descansa 8 horas diárias

Se dormires durante oito horas seguidas, num ambiente fresco e confortável sentirás que o corpo e a mente recuperam na manhã seguinte. Levanta-te sem pressas, com tempo suficiente para enfrentar as tarefas do dia. A tua capacidade de concentração aumentará bem como a tua boa disposição e o stress será atenuado.

  • Evita ter fome

​​​​​​Para tal torna-se necessário que dividas a ingestão de alimentos por quatro refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar), além de uma pequena merenda a meio da manhã.

Ao fracionar a alimentação evitarás a sensação de fome e farás escolhas mais conscientes e menos emocionais. Garante tempo suficiente à refeição de forma a mastigar bem os alimentos.

  • Mexe-te para combater o stress

Faz exercício físico diário durante meia hora, mas se te custa adormecer, procura fazer esse exercício 5 a 6 horas antes de te deitares. Desta forma, melhoras a qualidade do sono, já que reduzes o stress.

Sabe ainda que fazer alongamentos por cinco minutos antes de deitar liberta a tensão muscular, prepara o corpo para o sono e ajuda-te a combater o stress.

  • Partilha

O teu dia e as tuas preocupações. Não só estarás a melhorar a tua relação com o teu par, os teus amigos e a tua família, mas também o ato de verbalizar os teus problemas e experiências ajudar-te-á a encontrar soluções.

  • Reserva tempo para ti

Tens um hobby a que não te dedicas por falta de tempo? Recupera-o! É importante que encontres tempo para ti e para desfrutar das coisas que mais gostas de fazer, e isso ajudar-te-á a combater o stress.

Também podes reservar uns minutos do teu dia para a meditação e relaxamento

  • Desfruta do teu trabalho

Não vejas as tarefas como enfadonhas. O trabalho deve ser algo estimulante carregado de desafios que contribuem para o teu crescimento pessoal.

Para evitar o stress:

  1. Procura evitar o excesso de trabalho e planifica as tuas tarefas em função do tempo;
  2. Aprende a delegar e a pedir ajuda;
  3. Não prolongues o dia de trabalho se não for de todo imprescindível;
  4. Faz breves pausas ao longo do dia.


Aprende ainda outras formas de relaxar e combater o stress.

 

também

Relaxamento e Equilíbrio Interior

O tempo em que vivemos é um tempo demasiado acelerado. Há estímulos vindos de todo o lado, opções…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Há momentos em que nem tudo corre como desejamos e ir almoçar fora ou fazer uma viagem não é uma…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Claro que os pais acabam por ser encarregados da missão de encontrar os projetos mais divertidos…