Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Ananás
Alimentos

Ananás

O Ananás é uma planta tropical (Ananas comosus), bem como o nome do próprio fruto, originária da América do Sul (Brasil e Paraguai). Apesar da sua época ser no verão, pode ser encontrado durante todo o ano.

Este fruto tropical é formado pela fusão de várias flores em torno do núcleo central mais rígido. Quando o ananás é descascado, torna-se fácil de identificar os restos de algumas partes das flores ainda presentes em botões circulares espalhados logo abaixo da casca.

A parte comestível do ananás é a polpa, que é suculenta e apresenta uma coloração amarela. A polpa próxima base do ananás tem uma maior concentração de açúcares do que a parte superior. Pode ser consumido ao natural ou processado, como conserva em calda, sumo, cristalizado, licor, geleia, etc.

Informação Nutricional

O ananás natural tem um elevado conteúdo em água e um baixo valor energético. O conteúdo nutricional melhora consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que uma colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em nutrientes. Destaca-se o conteúdo em vitamina C, bem como potássio e magnésio. O teor de fibra é moderado.

Devido ao açúcar da calda necessário à conservação, o ananás de conserva tem um valor energético bastante superior ao natural, 23.2 e 9.5, respetivamente.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Ananás Ananás Conserva em Calda de Açúcar
Energia (kcal) 48 98
Água (g) 87,6 74,9
Proteínas (g) 0,5 0,2
Lípidos (g) 0,2 0,1
Hidratos de Carbono (g) 9,5 23,2
Fibra (g) 1,2 1,0
Vitamina C (mg) 16 7
Magnésio (mg) 13 11
Potássio (mg) 160 110
Vantagens e desvantagens

O ananás é rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que facilita a digestão e atua como anti-inflamatório. A investigação tem demonstrado que a bromelaína inibe uma grande variedade de agentes inflamatórios.

O conteúdo em vitamina C confere-lhe uma acção antioxidante, que ajuda a proteger as células e tecidos de danos ou agressões.

Como comprar e conservar

O estado de maturação do ananás na altura da colheita é determinante para a sua qualidade. Apesar de amadurecer depois de colhido, requer determinadas condições de temperatura para que ocorra. Ainda assim, o processo é difícil porque permanecem imaturos durante algum tempo e no espaço de um ou dois dias podem ficar maduros demais.

Escolhe aqueles em que a polpa cede um pouco quando pressionas com as mãos, com aroma intenso e com um bom peso relativamente à sua dimensão. Evita aqueles que apresentam zonas moles, danificadas ou enegrecidas.

O ananás pode ser conservado à temperatura ambiente por um período de um a dois dias. Se depois deste tempo ainda não o tiveres consumido, podes conservá-lo no frigorífico por um período máximo de 3 a 5 dias.

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…