Alimentos Congelados - uma boa opção?
Uma Solução Prática e Nutritiva
Os alimentos congelados apresentam-se, assim, como uma solução económica e prática para conseguir ter a dose diária recomendada de verduras e frutas.
As famílias que incorporam estes alimentos congelados no seu dia alimentar podem até conseguir desta forma um melhor equilíbrio nutricional uma vez que estes alimentos estão sempre disponíveis no congelador. E com tantas opções disponíveis nas superfícies comerciais, não é difícil encontrar algo que seja do agrado de todos.
Os benefícios dos congelados
As frutas e os vegetais são colhidos quando estão no ponto ideal e normalmente são congelados a muito baixa temperatura numa questão de horas, mantendo assim todos os nutrientes e sabor. Por norma, as frutas e verduras congeladas mantêm a grande maioria das suas vitaminas e a totalidade dos minerais, e não há alterações no seu conteúdo de hidratos de carbono, proteínas gordura e fibra.
Em alguns casos, as frutas e verduras congeladas podem até manter um valor nutricional mais alto que frutas e verduras “supostamente” frescas: estas vão-se degradando com o passar do tempo à medida que vão ficando maduras, enquanto que o processo de congelamento preserva os nutrientes.
Os alimentos congelados oferecem, por isso, uma opção conveniente e acessível de incorporar alimentos saudáveis de todos os grupos da Roda dos Alimentos , incluindo frutos, verduras e leguminosas.
Para além de pouparem tempo, também ocupam menos espaço e são de preparação mais fácil. E não só podem ser mais baratos como podem ainda ajudar a reduzir o desperdício alimentar.
Como escolher os melhores produtos congelados
Nem todas os alimentos congelados têm a mesma qualidade - há muitas refeições congeladas que podem ter altos conteúdos de gorduras saturadas, açúcares adicionados e sal.
Quando estiveres a fazer as tuas escolhas, observa atentamente a informação nutricional constante no rótulo de cada alimento. Compara os rótulos para escolher as opções mais saudáveis para ti e para a tua família. Tem em atenção as doses de cada alimento quando fizeres essas comparações. Escolhe as que tenham menos gorduras saturadas, menos açúcar e sal e que tenham mais fibras, vitaminas e minerais.
Estes alimentos devem ser os últimos a ser comprados numa ida ao hipermercado/supermercado, para impedir que estejam demasiado tempo expostos à temperatura ambiente e evitar assim a sua deterioração.
Como conservar e consumir em segurança
Para consumir estes alimentos de forma segura, segue as instruções nas embalagens. O ideal é descongelar apenas a quantidade necessária de alimentos pois, uma vez descongelados, os produtos não deverão voltar a ser congelados.
Para descongelar devidamente os alimentos coloca-os no frigorífico, para que estes descongelem lentamente e de modo seguro. Assegura-te de que o alimento a ser descongelado está protegido para que os líquidos não contaminem os restantes conteúdos do frigorífico durante este processo.
Vê também
Nutrição
O crudivorismo é um padrão alimentar que consiste em consumir apenas alimentos crus, daí também ser…
Nutrição
O nosso intestino é, muitas vezes, chamado de “segundo cérebro”. Isto acontece porque este órgão…
Nutrição
Esta vitamina, tal como todas as outras, é essencial para que o corpo se mantenha saudável, e a sua…