Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Alimentação e Beleza
Dicas de Beleza

Alimentação e Beleza

Já diz a sabedoria popular que “somos o que comemos”.

Isto não podia ser mais verdadeiro se pensarmos que alguns dos problemas de saúde mais comuns atualmente têm uma relação muito clara com os hábitos alimentares!
Ser saudável e parecer saudável

Os alimentos que comemos não influenciam só o nosso estado de saúde, mas também o nosso aspeto físico.

Quando somos mais novos, ouvimos a famosa história de que “a cenoura faz os olhos mais bonitos”. Todos estes dizeres não deixam de ter algum fundo de verdade. Os nutrientes, vitaminas e sais minerais presentes na composição de certos alimentos melhoram o seu funcionamento e às vezes também o nosso aspeto. No caso da cenoura, a presença de betacaroteno, precursor da vitamina A, tem um papel importante no mecanismo da visão. 

Podes verificar os benefícios de outros componentes dos alimentos no artigo Cuidados de Beleza

Beleza na comida

Alguns alimentos que fazem parte da nossa alimentação têm efeitos para além dos nutricionais. Podes considerar incluí-los nos teus pratos, e não só terás efeitos positivos ao nível da beleza, mas também irás certamente melhorar os teus hábitos de alimentação.

  • Chocolate negro

Ao contrário do que muitos pensam, o chocolate não causa acne. Pelo contrário, há alguns estudos que mostram que o chocolate negro pode ter efeitos protetores para a pele.

O ingrediente maioritário do chocolate negro – cacau – tem na sua composição agentes antioxidantes chamados flavonoides. Ao comer chocolate negro não só irás melhorar o aspeto da tua pele, mas também irás ajudar a prevenir o aparecimento de rugas. Para além disso, o teu cérebro liberta endorfinas como resposta ao consumo de chocolate, o que faz com que te sintas mais feliz. E, no que toca à beleza, sentir-se bem é estar e parecer bem.

  • Lentilhas

Estas pequenas leguminosas   são uma excelente fonte de proteínas e ferro e por isso são particularmente interessantes para quem segue uma alimentação vegetariana. 

Pela sua riqueza nutricional potenciam a saúde e beleza do cabelo. Podes incluir lentilhas na tua dieta não só como acompanhamento, mas também numa sopa ou preparar uns deliciosos hambúrgueres.

  • Abacate

O abacate ganhou imensa popularidade nos últimos anos. Para além do seu excelente sabor, os abacates têm na sua composição muitas gorduras monoinsaturadas. Estes nutrientes são maioritariamente responsáveis pela redução dos níveis do “mau” colesterol (LDL). No entanto, incluir abacates na tua alimentação tem também excelentes efeitos ao nível da beleza. As mesmas gorduras monoinsaturadas  ajudam na redução do envelhecimento da pele, enquanto mantêm o teu cabelo e unhas mais saudáveis.

  • Algas

Se gostas de comida oriental, provavelmente já comeste algas. Com um sabor ligeiramente salgado e crocante, as algas são excelentes ingredientes a incluir na tua alimentação. Muito ricas em ferro, manganês, iodo, cobre, zinco, ómega-3 e selénio, estes alimentos têm efeitos extremamente benéficos na tua saúde e bem-estar. Para além disso, são também excelentes potenciadores de beleza, melhorando o aspeto e saúde das tuas unhas, cabelo e pele.

Tratamentos de beleza com alimentos

O consumo de alguns alimentos pode melhorar tanto a tua beleza como a tua saúde. No entanto, podes também utilizar alguns alimentos comuns na alimentação para tratamentos naturais e caseiros. 

 

Creme de abacate

A inclusão de abacate na tua alimentação tem um efeito muito positivo ao nível da tua saúde e bem-estar. Sem sair de casa, podes utilizar os abacates mais maduros e criar um creme de abacate, que funciona como um excelente hidratante corporal. Para isso, basta bater a polpa do abacate com um pouco de água na liquidificadora até formar um creme. Em seguida, é só aplicar diretamente na pele. 

 

Champô de limão e pepino

Esta opção natural para um champô não podia ser mais simples. Basta descascar e cortar um limão e um pepino e misturar tudo na liquidificadora. Não te esqueças de coar muito bem o produto final para remover os resíduos sólidos. Usa diretamente no teu cabelo tal e qual como qualquer outro champô. E não te esqueças de o conservar no frigorífico. Os dois alimentos conjugados ajudam a refrescar o couro cabeludo, o que é muito bom para quem tem as raízes mais oleosas. 

 

Exfoliação com mel e açúcar

O mel tem na sua composição vitaminas B6 e C, niacina, riboflavina e ácido fólico, o que o torna um excelente agente rejuvenescedor da pele. Podes criar o teu creme exfoliante caseiro e fazer um excelente tratamento de beleza em tua casa. Basta juntar uma colher de sopa de açúcar por cada quatro colheres de sopa de mel. Depois é só colocar e esfoliar a pele com suavidade fazendo movimentos circulares. 

 

Vinagre como tónico de limpeza 

O vinagre é um ótimo aliado na eliminação da oleosidade do rosto, o que pode provocar o aparecimento de algumas borbulhas ou mesmo algum tipo de acne. Umas gotas de vinagre misturadas com água podem tornar-se o teu tónico de limpeza preferido. Além de desobstruir os poros para que a pela respire, ainda regula o ph da mesma. 

 

Para além de todos os benefícios alimentares e relacionados com o nosso organismo, os alimentos mais comuns podem revelar-se “agentes de beleza”, opta pelas soluções naturais!

 

Receitas Relacionadas

também

Dicas de Beleza

As estrias são um problema mais comum no corpo feminino. No entanto, há muitos homens que já…

Dicas de Beleza

A queda de cabelo no outono é sempre mais frequente que em qualquer outro mês do ano. No entanto,…

Dicas de Beleza

Encontra aqui algumas dicas e conselhos sobre como acabar com a celulite. Descobre os tratamentos,…