Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
O outono e a queda de cabelo
Dicas de Beleza

O outono e a queda de cabelo

O verão já acabou e o outono chega como preparação para o inverno. Os dias ficam mais curtos e as noites maiores.  Nesta altura, à semelhança das folhas que caem nas árvores, todas as pessoas experienciam uma maior queda de cabelo.
 
Sendo um processo biológico regulado pelo meio ambiente onde nos inserimos, parece que o nosso corpo sabe que chegou a altura de renovar o cabelo, assim como as árvores renovam as folhas.

 
A queda de cabelo é mais frequente no outono. No entanto, há pequenos truques e hábitos que se podem seguir para reduzir os efeitos da queda capilar sazonal. 
#1 Massajar o couro cabeludo

Ao massajar o couro cabeludo, estás a reativar a circulação sanguínea nessa área. Assim, quando lavares o cabelo com o teu champô, massaja bem a raiz dos cabelos com a ponta dos dedos. Faz movimentos circulares em toda a zona do couro cabeludo, principalmente nas zonas onde tens menor densidade capilar.

Este processo ajuda a ativar a circulação do couro cabeludo o que, por sua vez, também ajuda na queda de cabelo.

#2 Não alteres a lavagem do teu cabelo

Não precisas de alterar os teus hábitos de higiene e reduzir o número de vezes que lavas o cabelo, pois não aparenta existir qualquer correlação.

Podes e deves continuar a utilizar o teu champô e amaciador, desde que sejam os adequados ao teu tipo de cabelo.

#3 Tenta apanhar sol

O cabelo cresce mais na primavera e no verão devido à intensa exposição solar, que promove a produção de novos fios de cabelo. Aproveita os dias de outono em que há sol para dar uma volta. Pelo menos, 15 minutos por dia farão a diferença. Não só à saúde dos teus cabelos, como também o sol promove a síntese natural de vitamina D, que tem efeitos ao nível do organismo.

#4 Cuidado com a temperatura

Nos meses de outono e inverno é normal que a temperatura da água do banho aumente. A água demasiado quente aumenta o risco de danos do couro cabeludo e enfraquecimento dos cabelos. Para além disso, é normal que nestes meses do ano utilizes o secador mais vezes, o que também tem um efeito nocivo para o cabelo. Evita expor o teu cabelo a temperaturas muito elevadas, sob risco de o danificar a longo prazo.

#5 Alimenta-te bem

Para além de garantir uma boa higiene e nutrição capilar, com champôs nutritivos e adequados ao teu tipo de cabelo, a alimentação é também um fator muito importante para a saúde do cabelo. Uma parte significativa da queda de cabelo pode ser explicada por défices alimentares.

Garante que a tua alimentação tem os níveis adequados de proteína, presente nas carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, leite e seus derivados, ou em leguminosas como ervilhas, lentilhas, feijão, soja e aveia. Para além disso, o ferro é também extremamente importante para a saúde capilar, e podes encontrá-lo não só nas carnes, mas também nas castanhas, nozes, amêndoas e aveia.

#6 Não compres suplementos capilares sem aconselhamento médico

A automedicação é um erro comum, que normalmente tem mais efeitos nocivos do que benéficos. Não compres um produto para a queda de cabelo sem pedir aconselhamento a um especialista. Poderás estar a comprar o produto errado para o teu tipo de cabelo e, como resultado, causar ainda mais danos.

#7 Penteia os teus cabelos suavemente

Ao penteares o teu cabelo, utiliza uma escova ou pente com dentes largos. Evita pentear ou escovar o teu cabelo com muita força, para tentar mitigar os efeitos da queda natural do teu cabelo. 

#8 Garante níveis normais de metionina

A metionina é um aminoácido essencial – ou seja, não é produzida pelo nosso corpo. Apesar de participar em vários processos biológicos, deve ser incluída na alimentação. 

A metionina é um dos poucos aminoácidos que contém um átomo de enxofre na sua composição química, e tem um papel fulcral na síntese de proteínas como a queratina. Para além do seu papel na pele e unhas, a queratina está também envolvida na génese de novos fios capilares. Para garantir níveis normais de metionina, deves incluir na tua alimentação claras de ovo, carnes, peixes, bem como leite e os seus derivados.

 

Estes são alguns hábitos que podes reforçar numa estação em que a queda de cabelo é comum.

 

também

Dicas de Beleza

As estrias são um problema mais comum no corpo feminino. No entanto, há muitos homens que já…

Dicas de Beleza

Sabias que há alimentos que também podes utilizar para cuidar da tua pele e do teu cabelo? Para…

Dicas de Beleza

Encontra aqui algumas dicas e conselhos sobre como acabar com a celulite. Descobre os tratamentos,…