Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

CUIDADOS DE BELEZA

Para além de ser fulcral para a saúde, a alimentação deve ser incluída na rotina diária de cuidados de beleza. Ao ser a fonte de nutrientes que o nosso corpo necessita para a regeneração dos tecidos e realização de todas as funções orgânicas, contribui de forma significativa para que a pele, cabelo, dentes, e outros se mantenham sãos.

A alimentação e a cosmética formam uma boa equipa para o cuidado da pele e do cabelo. Alguns alimentos são fortes aliados da sua beleza, como é o caso do abacate, do trigo, das amêndoas, do milho, das avelãs, do azeite, do leite e das lentilhas. Os ingredientes naturais saem das despensas e são as novas estrelas dos tratamentos cosméticos e dos cuidados de beleza.

A pergunta é: Que alimentos ajudam a cuidar melhor da pele?

OS QUE CONTÊM RETINOL

Os legumes de folha verde e de cor vermelha, amarelada ou alaranjada, como as cenouras, abóbora ou batata-doce ou as frutas como o pêssego, as cerejas e as nectarinas, são ricas em betacaroteno. Este, por sua vez, transforma-se em vitamina A na mucosa do intestino delgado em forma de ésteres de retinol.

O retinol é um elemento muito usual em cuidados de beleza. É dos componentes mais usados atualmente na cosmética para combater as rugas, melhorar a textura da pele, combater o acne ou problemas de pigmentação. O betacaroteno é ainda um antioxidante lipossolúvel que aumenta a eficácia do sistema imunológico.

OS QUE CONTÊM VITAMINA C

A vitamina C, abundante em frutas como o melão, os citrinos, os morangos, as amoras ou em legumes como os pimentos, a couve ou o tomate, tem uma potente ação antioxidante e está relacionada com a produção de colagénio. O colagénio integra-se no organismo por forma externa, sendo uma proteína básica nos cuidados de beleza do rosto visto que contribui para manter a pele esticada e sem rugas.

OS QUE TÊM LICOPENO

O tomate contém licopeno, um pigmento vegetal da família dos carotenoides como o betacaroteno, que alguns estudos demonstram ter importantes propriedades anti-envelhecimento.

OS RICOS EM VITAMINA B6

O peixe gordo, os ovos, os frutos secos, o gérmen de trigo, os cereais ou a levedura de cerveja dão ao nosso organismo vitamina B6, necessária para o correto metabolismo do zinco, mineral que forma parte da epiderme. São, por isso, alimentos que contribuem para cuidar da beleza da sua pele.

OS QUE FORNECEM PROTEÍNAS

Inclua nos seus cuidados de beleza alimentos como a carne, a soja, o milho e o trigo, dado que são fontes de proteínas que a sua pele e os seus cabelos necessitam. Na derme as proteínas atuam como hidratantes, nutrindo e favorecendo a elasticidade cutânea. No cabelo têm um efeito hidratante, dão corpo, volume e proteção, reparam a cutícula e o córtex trazendo flexibilidade.

OS DERIVADOS DO MEL

Os produtos da colmeia, como o mel e os seus derivados, são empregues na cosmética e em cuidados de beleza desde há milénios, sobretudo em tratamentos capilares. A geleia real é rica em açúcares, gorduras, proteínas e vitaminas e o extrato de própolis está especialmente indicado para o cuidado das peles gordurosas graças à sua ação purificante e suavizante.

A ÁGUA

A água mantém a pele perfeitamente hidratada e permite a fácil eliminação das toxinas que a prejudicam. Beber água em abundância previne a formação de cálculos renais, infeções respiratórias e urinárias, prisão de ventre, entre outros, e ajuda a evitar a fatiga diurna.

 

(Fonte: Alcalde T. Alimentos usados en formulación cosmética. Propiedades y aplicaciones. O F F A R M vol. 26 núm. 3 marzo 2007)

Saiba mais sobre os cuidados de beleza que deve adotar e muitas outras dicas e conselhos.

PARTILHAR 55 LIKES

Sugestões