Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

imagem ananases
Alimentos

ABACAXI VS ANANÁS: 5 DIFERENÇAS

Será que abacaxi e ananás são designações diferentes da mesma fruta ou duas frutas diferentes? Descobre tudo no duelo abacaxi vs ananás.

Qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás?

Nos supermercados, é habitual encontrarmos estas duas frutas, ainda que muito semelhantes, mas sob designações - e preços - diferentes. Muitos se questionam qual será a diferença entre ambas, e a resposta é simples: na realidade, trata-se do fruto da mesma planta. Vê neste artigo as 5 diferenças entre o ananás e o abacaxi!

1. Local onde é produzido

O ananás tem origem no Sul do Brasil e Paraguai, trazendo consigo toda a exuberância dessas regiões. Em Portugal, os Açores são conhecidos como a principal região produtora desta fruta.

Por outro lado, o abacaxi é originário de países tropicais, como a Costa Rica. O abacaxi consumido em Portugal é, principalmente, proveniente destas regiões tropicais.

2. Modo de produção

O ananás é uma fruta que requer tempo e cuidado, levando cerca de 18 meses em estufas até estar pronto para a colheita. É colhido apenas quando está maduro, garantindo um sabor perfeito. Por outro lado, o abacaxi é cultivado ao ar livre, aproveitando o sol e a brisa tropical das regiões onde é produzido.

3. Forma

O abacaxi é reconhecido pela sua forma alongada e elegante, que o torna um verdadeiro destaque em qualquer prato ou decoração. Pelo contrário, o ananás pode ser reconhecido pela sua forma mais arredondada.

4. Sabor

Em termos de sabor, o abacaxi e o ananás são bastante semelhantes. Ambos têm um sabor doce e refrescante, com um toque ácido. No entanto, geralmente o abacaxi é reconhecido por ser mais doce.

5. Preço

Uma das vantagens do abacaxi é o seu preço mais acessível, tornando-o uma opção irresistível para quem deseja desfrutar de uma fruta deliciosa sem pesar no bolso.

Porquê os nomes Ananás e Abacaxi?

O abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta tropical da família Bromeliaceae. O seu nome deriva do tupi - uma das muitas línguas indígenas do Brasil - “iuaka’ti” que significa fruta cheirosa - que deu origem à palavra “abacaxi” em português do Brasil.

Os navegadores portugueses quando chegaram ao Brasil e se depararam com esta fruta, atribuíram-lhe o nome que vem do latim – ananás; e foi esse o nome que se tornou mais popular.

De onde vem?

Este fruto exótico é oriundo da América do Sul - alguns investigadores dizem ser originário do Paraguai e Argentina, mas a maioria afirma que esta fruta veio do Brasil. O Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, sendo este produzido em todos os estados.

O abacaxizeiro é uma planta de porte pequeno, que pode chegar até cerca de 80 cm de altura, com caule reto, folhas duras, lineares, que se encontram de forma espiralada a partir da base e dá pequenas flores, que tanto podem ser rosas ou roxas, e que se aglomeram formando uma espiga, que dará origem ao fruto abacaxi.

A planta Ananas possui 5 espécies e todas são cultivadas no Brasil, porém, a espécie Ananas Comosus, é a mais comum. 

Composição nutricional por cada 100 gramas de Ananás

  • 47 calorias
  • 0,5g de proteína
  • 0,2g de gordura
  • 9,5g de hidratos de carbono
  • 1,2g de fibra
  • 16mg de vitamina C
  • 18mg de cálcio
  • 13mg de magnésio

Referência: Tabela de Composição de Alimentos, INSA

Propriedades do Ananás

Na parte central do ananás, encontra-se uma enzima proteolítica, com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas: a bromelina. (também designada por bromelaína). Esta enzima ajuda a controlar a hipertensão, a proteger o organismo de infeções e a desobstruir as vias respiratórias. Além disso, cerca de 75% do seu conteúdo é água, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo, tornando-se numa fruta com um efeito depurativo.

O teor de fibra presente neste fruto ajuda ainda a regular o trânsito intestinal.

É rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele. É um excelente digestivo, por ter na sua composição uma enzima capaz de acelerar este processo e é rico em vitaminas A, C, complexo B e E.

Aproveita para diversificar a tua alimentação e passa a incluir o abacaxi ou o ananás no teu regime alimentar. Lembra-te que este fruto está disponível o ano inteiro e é produzido nos Açores, pelo que podes aproveitar para o introduzir regularmente na sua alimentação.

Deixamos-te duas sugestões: sumo de abacaxi e iogurte e salada no frasco de ananás e frango.

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…