Frutas e legumes: comer a brincar!
Nutrição

Frutas e legumes: comer a brincar!

As frutas e os legumes são, obrigatoriamente, parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

É importante que incluas na tua dieta diária pelo menos cinco porções diárias destes alimentos. Para além disso, frutas e legumes funcionam como excelentes snacks ou lanches, pois ajudam no intervalo das refeições maiores – tipicamente, o pequeno-almoço, almoço e jantar.
 

Benefícios para a Saúde

Os benefícios das frutas e dos hortícolas são imensos. Muito coloridas e saborosas, são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, fibras e de alguns açúcares naturais. Ajudam a manter o bom trânsito intestinal e podem contribuir para a prevenção de infeções e constipações. Alguns hortícolas no caso da batata, por exemplo, são boas fontes de hidratos de carbono complexos (amido).

Com muitas vitaminas, antioxidantes e fibras na sua composição, alguns são também uma excelente fonte de cálcio, potássio e magnésio.

Por vezes, o grande problema passa por arranjar formas divertidas e saborosas de incluir estes alimentos na refeição dos mais pequenos. Apesar do programa escolar explicar o que é a Roda dos Alimentos e como é que podemos beneficiar de todos os seus componentes, nem sempre as crianças gostam de ver vegetais no seu prato. Há então que tornar a comida em algo divertido, para incluir estes alimentos de que os mais novos gostam menos.

Frutas

Podes incluir frutas na alimentação dos mais novos jogando facilmente com cores, cheiros, texturas e sabores. As cores da maior parte das frutas são um excelente aliado neste processo. Uma boa estratégia pode passar por incluir frutas diferentes em conjunto com as frutas que os teus filhos gostam mais. Poderão então provar novos sabores e frutas e aprender a gostar mais destes excelentes alimentos.
 

  • Desenhos com Frutas

Podes facilmente criar uma simpática ovelhinha no prato dos teus filhos, recorrendo a rodelas de banana e uvas de duas cores diferentes. Sendo um animal do qual os mais novos normalmente gostam, é uma excelente forma de servir uma sobremesa saudável à base de frutas.

  • Salada de Frutas

A salada de frutas é uma excelente forma de incluir frutas menos consensuais, como o kiwi, na sua alimentação. Normalmente, esta receita inclui frutas como a laranja, pera e maçã, que ajudam a criar um sumo carregado de nutrientes. Com cores vivas e um sabor delicioso, os mais novos não vão dizer que não.

  • Espetadas de fruta

Juntando frutas de cores diferentes e com um bocadinho de criatividade, podes criar espetadas de fruta que os mais novos vão de certeza adorar. Intercalar frutas doces com outras mais ácidas pode ser também uma excelente maneira de as introduzir na alimentação dos teus filhos.

Hortícolas

Os produtos hortícolas podem ser mais complicados de introduzir na alimentação dos mais novos. Como não têm o sabor adocicado das frutas, são mais difíceis de aceitar. No entanto, são bastante importantes, pois têm na sua composição nutrientes essenciais.

A maneira mais fácil de os incluires na alimentação diária é através da sopa. Sendo um prato prático e fácil de criar, pode incluir um grande número de vegetais e legumes. No entanto, nem sempre é um prato simpático, e não é fácil que os mais novos apreciem este tipo de alimento.
 

  • Pratos criativos

Basta teres um bocadinho de criatividade e imaginação para criar pratos únicos que os mais novos vão certamente adorar. Com cenouras, brócolos, feijão-verde, batata e massa, podes criar um prato muito divertido. As crianças nem se irão aperceber que estão a comer vegetais, porque bem sabemos que, muitas vezes, os “olhos também comem”.
 

  • Leva os teus filhos a uma quinta pedagógica

Algumas quintas pedagógicas mostram todo o processo de cultivo dos vegetais. É importante que os mais novos entendam de onde vêm os produtos que comem. Muitas vezes, as quintas pedagógicas incluem uma pequena área com animais domésticos, que fazem também as delícias dos mais novos. Irás certamente passar algum tempo de qualidade com os teus filhos, aprendendo de onde vêm as frutas e vegetais que compras normalmente lá para casa.

  • Receitas saudáveis

Outra maneira de incluir vegetais e legumes na alimentação passa por criar receitas saudáveis. Uma quiche de vegetais pode ser uma excelente maneira de começar. Outra receita simples, é a lasanha, utiliza pequenas fatias de courgete para substituir a massa, tornando este prato muito apetecível.
As crianças nem se vão aperceber da diferença!
 

Apesar de não ser fácil incluir frutas e hortícolas na alimentação diária, é importante alertar para os excelentes benefícios destes alimentos. Em qualquer refeição, deves incluir uma sopa de legumes, uma salada simples com, por exemplo, alface, tomate e cebola. A sobremesa pode e deve ser uma peça de fruta, pois ajuda a saciar o apetite por “gulodices” e é bastante saudável.

 
 

também

Nutrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o flexitarianismo pode ser definido como um padrão…

Nutrição

Certamente que já te apercebeste que mesmo que te mantenhas ativo ao longo do dia, dificilmente…

Nutrição

Se gostas de saber mais sobre nutrição, o mais certo é que já tenhas ouvido falar no jejum…