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GORDURAS E ÓLEOS, QUAIS OS MELHORES?

As gorduras são importantes numa alimentação saudável. E existem estudos que comprovam que é a qualidade e não a quantidade de gordura que influi na saúde pela alimentação. Siga o nosso guia e, se necessário, mude alguns hábitos alimentares, pelo bem da sua saúde.

 

Gorduras a preferir:

São as insaturadas, presentes nos óleos vegetais não hidrogenados e no peixe. Existe ainda uma gordura que é cada vez mais valorizada: a Omega3. A sua fonte principal são os peixes como o salmão, atum ou sardinha mas também está presente nas sementes de chia e linhaça, bem como nos frutos secos

 

Gorduras a limitar:

Falamos-lhe das gorduras saturadas. Presentes na carne (sobretudo vermelha), queijo gordo, produtos de charcutaria, entre outros, o seu consumo deve ser limitado. Muitos alimentos ricos em gorduras “a preferir” contém também as saturadas pelo que o seu consumo é inevitável.

 

Gorduras a eliminar:

São as principais causadoras de diversas doenças como as cardíacas, vasculares, do metabolismo e muitas outras. Tratam-se das chamadas gorduras trans, ou hidrogenadas. Estão presentes sobretudo nos óleos hidrogenados, muito utilizados pela indústria alimentar. Daí a importância de ler os rótulos antes de comprar.

 

Que quantidade de gordura podemos consumir?

Segundo as porções da Roda dos Alimentos, devem consumir-se 1 a 3 porções diárias deste grupo, sendo:

Crianças: 1 porção

Homens ativos e rapazes adolescentes 3 porções

Restante população: 2 porções

 

O que é uma porção?

1 Colher de sopa de azeite ou óleo (10g)


1 Colher de chá de banha (10g)


4 Colheres de sopa de nata (30ml)

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