Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

ABACAXI VS ANANÁS

Qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás?

Nos supermercados, é habitual encontrarmos estas duas frutas, ainda que muito semelhantes, mas sob designações - e preços - diferentes. Muitos se questionam qual será a diferença entre ambas, e a resposta é simples: na realidade, trata-se do mesmo fruto. Muda apenas o local onde é produzido.

O ananás é oriundo do sul do Brasil e Paraguai, demora 18 meses a crescer em estufa e só é colhido quando está maduro. Em Portugal, os Açores são a sua principal região produtora.

O abacaxi, por ser mais doce e uma alternativa mais económica, parece agradar mais aos portugueses. Oriundo de países tropicais como a Costa Rica, esta variedade de ananás distingue-se por ser cultivada ao ar livre e pela sua forma mais alongada.

Porquê os nomes Ananás e Abacaxi?

O abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta tropical da família Bromeliaceae. O seu nome deriva do tupi - uma das muitas línguas indígenas do Brasil - “iuaka’ti” que significa fruta cheirosa - que deu origem à palavra “abacaxi” em português do Brasil. Os navegadores portugueses quando chegaram ao Brasil e se depararam com esta fruta, atribuíram-lhe o nome que vem do latim – ananás; e foi esse o nome que se tornou mais popular.

De onde vem?

Este fruto exótico é oriundo da América do Sul - alguns investigadores dizem ser originário do Paraguai e Argentina, mas a maioria afirma que esta fruta veio do Brasil. 

O Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, sendo este produzido em todos os estados. O abacaxizeiro é uma planta de porte pequeno, que pode chegar até cerca de 80 cm de altura, com caule reto, folhas duras, lineares, que se encontram de forma espiralada a partir da base e dá pequenas flores, que tanto podem ser rosas ou roxas, e que se aglomeram formando uma espiga, que dará origem ao fruto abacaxi.

A planta Ananas possui 5 espécies e todas são cultivadas no Brasil, porém, a espécie Ananas Comosus, é a mais comum. 

Composição nutricional por cada 100 gramas de Ananás

  • 50 calorias
  • 0,5g de proteína
  • 0,1g de gordura
  • 13g de hidratos de carbono
  • 1,4g de fibra
  • 47,8mg de vitamina C
  • 13mg de cálcio
  • 12mg de magnésio

Propriedades do Ananás

O ananás possui diversos benefícios para a nossa saúde e é recomendado em dietas de emagrecimento, pois ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o excesso de peso. 

Na parte central do ananás, encontra-se uma enzima proteolítica, com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas: a bromelina. (também designada por bromelaína). Esta enzima ajuda a controlar a hipertensão, a proteger o organismo de infeções e a desobstruir as vias respiratórias. Além disso, cerca de 75% do seu conteúdo é água, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo, tornando-se numa fruta com um efeito depurativo.

O teor de fibra presente neste fruto ajuda ainda a regular o trânsito intestinal.

É rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele. É um excelente digestivo, por ter na sua composição uma enzima capaz de acelerar este processo e é rico em vitaminas A, C, complexo B e E.

Aproveite para diversificar a sua alimentação e passe a incluir o abacaxi ou o ananás no seu regime alimentar. 
PARTILHAR 3 LIKES

Glossário

Sugestões