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GRELOS

Os grelos são os rebentos de uma planta, sendo os mais comuns os grelos do nabo, da couve e da nabiça. Têm um talo, que pode ser mais ou menos grosso, de onde saem as folhas e flores.

Os grelos são comestíveis enquanto ainda se encontram tenros. Após a flor se desenvolver endurecem e deixa de ser possível consumi-los, uma vez que não ficam tenros por mais que se cozam. Uma maneira de perceber se ainda estão próprios para consumo é cortar transversalmente a base do grelo. Se o centro estiver branco é porque já não está comestível.

Este hortícola é muito rico em água, baixo em proteínas, gorduras e hidratos de carbono, tendo por isto um baixo valor calórico. É uma boa opção para quem está a seguir uma dieta de emagrecimento pelo seu conteúdo considerável de fibra, que lhe garante saciedade.

 

Tabela Nutricional

Os grelos são ricos em cálcio, potássio, cobre, magnésio e outros minerais, fibra e ainda vitamina A, K e C.

Valores nutricionais por 100g:

 

Grelos de nabo crus

Grelos de couve crus

Energia (kcal)

28

28

Água (g)

91,3

91,6

Proteínas (g)

2,4

2,4

Lípidos (g)

0,5

0,4

Hidratos de Carbono (g)

2,3

2,5

Fibra (g)

2,6

2,6

Cálcio (mg)

130

150

Potássio (mg)

230

230

Magnésio (mg)

20

20

Vitamina A (µg)

204

180

Vitamina C (µg)

84

79

Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

 

Como escolher

Escolher aqueles que apresentam um ar mais fresco, com as folhas verdes escuras e ainda sem flores. Evite os que têm um ar amarelado e amadurecido, pois já não vão estar tão apetitosos e vão estragar-se mais cedo. Deve armazenar dentro do frigorífico, onde se mantém frescos por 2-3 dias.

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