Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

UVA

As inúmeras variedades de uva apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade, qualidade, produtividade, etc.
Regra geral, têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro (uva preta).
De acordo com a variedade, a uva pode ser usada para:

  • Uva de mesa - variedades com baixa acidez, pobre em açúcares e cumpre padrões de tamanho, coloração e forma
  • Produção de vinho - variedades com maior acidez e conteúdo moderado de açúcares
  • Uva passa - variedades com baixa acidez e rica em açúcares

Além disso, as uvas podem também ser usadas para a produção de sumo e confecção de doces e geleia. Neste tema serão somente descritas as características da uva como fruta fresca, reservando as restantes variedades para futuras publicações.

A maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e estende-se desde o final do Verão até ao princípio do Inverno. A colheita é feita no final da maturação e é habitualmente efectuada entre Setembro e Novembro.

Pensa-se ser originária da Ásia, mas o seu cultivo teve o seu apogeu nas antigas civilizações romana e grega com o objectivo de produzir vinho. O seu cultivo foi ainda potenciado pelo facto de desempenhar um papel importante na religião cristã.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O conteúdo em açúcares elevado, principalmente frutose e glicose, é responsável pelo facto da uva ser um dos frutos com valor energético mais elevado. O conteúdo em fibras alimentares é moderado. É rica em potássio e tem um teor moderado de cálcio, fósforo e magnésio. De entre as vitaminas, destaca-se o teor de vitamina B6 e, somente na uva preta, os carotenos (pro-vitamina A). A uva é ainda rica em fitoquímicos benéficos ao organismo, nomeadamente as antocianinas quercitina e resveratrol.

Tabela de composição nutricional (por 100 g de Parte Edível)

 

Uva Branca

Uva Preta

Energia (kcal)

72

77

Água (g)

80.6

78.9

Proteínas (g)

0.3

0.3

Lípidos (g)

0.5

0.5

Hidratos de carbono (g)

17.3

18.6

Fibra (g)

0.8

0.9

Caroteno (µg)

0

60

Vitamina B6 (mg)

0.09

0.09

Cálcio (mg)

10

10

Fósforo (mg)

14

11

Magnésio (mg)

8.0

8.0

Potássio (mg)

215

215


mg = miligrama; Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 70-71


VANTAGENS E DESVANTAGENS

As uvas necessitam somente de serem lavadas antes do consumo. Por isso, apresentam uma grande conveniência e facilidade no consumo, tornando-as numa fruta de eleição para fazer parte de um lanche equilibrado.

Os fitoquímicos presentes na uva têm importantes propriedades antioxidantes, que ajudam à saúde dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, a combater o envelhecimento e na protecção contra infeções e alguns tipos de cancro.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

Escolha uvas encorpadas e não enrugadas. A sua estrutura deve estar intacta, sem manchas ou mazelas, não deve libertar sumo e deve estar firmemente presa ao caule.

A coloração da uva reflecte a sua maturação e doçura. A uva amarela deve apresentar uma tonalidade ligeiramente amarela, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva preta deve ter uma cor bastante escura.

As uvas devem ser consumidas após a compra, tão rapidamente quanto possível. Conserve-as no frigorifico sem as lavar, pois quando armazenadas à temperatura ambiente sofrem um processo de fermentação que acelera a sua deterioração.

PARTILHAR 41 LIKES

Sugestões