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UVA

As inúmeras variedades de uva apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade, qualidade, produtividade, etc. Regra geral, têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro (uva preta).

As uvas são classificadas, com termos mais simples, consoante o seu destino. Assim encontram-se:

  • Uvas de mesa – prontas a serem consumidas. Para terem esta classificação precisam cumprir uma série de características padrão, tais como: tamanho, coloração e forma;
  • Uvas de vinho – utilizadas na produção de vinho;
  • Uvas passa – com menor percentagem de água e um elevado teor de calorias.

A maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e estende-se desde o final do Verão até ao princípio do Inverno. A colheita é feita no final da maturação e é habitualmente efetuada entre Setembro e Novembro.

Pensa-se ser originária da Ásia, mas o seu cultivo teve o seu apogeu nas antigas civilizações romana e grega com o objetivo de produzir vinho. O seu cultivo foi ainda potenciado pelo facto de desempenhar um papel importante na religião cristã.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O conteúdo elevado em açúcares, principalmente frutose e glicose, é o maior responsável pelo alto valor energético da uva. O mineral que mais se destaca é o potássio, tendo ainda um moderado teor de cálcio, fósforo e magnésio. De entre as vitaminas destaca-se o teor de vitamina B6 e, na uva preta, ainda se pode destacar o teor em carotenos. A uva é também rica em fitoquímicos benéficos ao organismo, nomeadamente as antocianinas quercetina e resveratrol.


Tabela de composição nutricional (por 100 g de Parte Edível):

 

Uva Branca

Uva Preta

Energia (Kcal)

78

83

Água (g)

80.6

78.9

Proteínas (g)

0.3

0.3

Lípidos (g)

0.5

0.5

Hidratos de Carbono (g)

17.3

18.6

Fibra (g)

0.8

0.9

Vitamina B6 (mg)

0.09

0.09

Caroteno (µg)

0

60

Cálcio (mg)

10

10

Fósforo (mg)

14

11

Magnésio (mg)

8

8

Potássio (mg)

220

220

mg = miligrama; µg = micrograma
Parte Edível = peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos — Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Para poder consumir esta fruta é apenas necessário lavá-la, o que facilita o seu  consumo, tornando as uvas numa fruta de eleição para fazer parte de um lanche equilibrado.

Os fitoquímicos presentes na uva têm importantes propriedades antioxidantes, que ajudam à saúde dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, a combater o envelhecimento e na proteção contra infeções e alguns tipos de cancro.

COMO USAR

As uvas podem ser consumidas na sua versão fresca (uva de mesa) ou seca (uva passa), sendo maioritariamente consumidas ao natural.

Podem ser utilizadas tanto em pratos salgados como doces, tais como: doces, compotas e bolos. São um bom acompanhamento tanto de pratos de carne de aves como de caça.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

Uma vez que esta fruta não melhora o seu sabor depois de colhida, deve escolher uvas encorpadas, não enrugadas e a sua estrutura deve estar intacta, sem manchas ou mazelas, não deve libertar sumo e deve estar firmemente presa ao caule.

A coloração da uva reflete a sua maturação e doçura. A uva amarela deve apresentar uma tonalidade ligeiramente amarela, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva preta deve ter uma cor bastante escura.

As uvas têm um período de vida de, aproximadamente, 2 dias quando armazenadas à temperatura ambiente. Assim, para atrasar o início de deterioração das uvas, idealmente conserve-as no frigorífico, em recipiente fechado, onde deverão durar cerca de 7 dias.

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