Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

SOJA

A soja é uma leguminosa com grande riqueza nutricional. É uma boa fonte de vitaminas do complexo B e de alguns minerais como o ferro, cálcio, magnésio, potássio e iodo. O seu óleo é rico em ácidos gordos insaturados e em vitamina E.

A soja e a menopausa
A soja também é rica em isoflavonas. Estas substâncias ajudam a atenuar os sintomas da menopausa como o calor súbito, afrontamentos, dores articulares e aumento de peso. O mesmo  é válido para os seus derivados.

Alguns compostos deste alimento, denominados fitoestrogénios, beneficiam determinados órgãos e tecidos, bem como a saúde cardiovascular. Além disso limitam a perda de massa óssea, o que diminui o risco de fratura por desmineralização do osso e a osteoporose.

Fibra e colesterol
O elevado teor em fibra faz com que a soja também seja importante para o trânsito intestinal, para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e evitar picos de glicémia, pois torna mais lenta a absorção dos açúcares. Isto beneficia sobretudo as pessoas diabéticas. 

Os indivíduos com estômago mais delicado, podem não tolerar muito bem a soja, devendo optar pelos seus germinados fermentados. É de realçar que a fermentação faz aumentar o teor de vitamina B12, que é quase exclusiva de alimentos de origem animal. Assim, este é um alimento essencial para quem segue dietas vegetarianas. 

Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Cozida Sem Sal

Tofu

Óleo De Soja

Energia (kcal)

140

76

886

Água (g)

67

85

0

Proteínas (g)

12,5

8,5

0

Lípidos (g)

7,5

4,4

98,5

Saturada (g)

1,0

0,6

15,5

Monoinsaturada (g)

1,7

1,0

22,1

Polinsaturada (g)

4,5

2,5

55,6

Hidratos de carbono (g)

5,6

0,7

0

Vitamina E (mg)

1,0

1,0

16

Cálcio (mg)

82

128

-

Ferro (mg)

2,6

1,6

-

Magnésio (mg)

84

91

-

Potássio (mg)

513

75

-


mg = miligramas; µg = microgramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 72 e 102.


Como escolher
No momento de compra, devem escolher­-se os grânulos redondos e suaves ao tato. A sua cor varia de amarelo claro a negro, consoante a variedade. Assim sendo, torna­-se importante comprar soja que é comercializada em pacotes transparentes, para que seja visível o seu conteúdo. Uma vez comprada, deve manter­-se num recipiente com fecho hermético, em lugar fresco, seco e protegido da luz. 
 
PARTILHAR 37 LIKES

Sugestões