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SOCIAL

REPOLHO

A couve roxa e a couve lombarda são as variedades mais conhecidas de repolho. Cozinham-se de diversas maneiras, seja em sopas, pratos principais ou acompanhamentos. Na Alemanha é muito comum o repolho fermentado a que se chama chucrute.


UMA RIQUEZA DE COUVE

O repolho é uma excelente fonte de vitaminas A, do complexo B e C. E também é rico em fibras, cálcio, magnésio, ácido fólico e potássio.

Os seus antioxidantes (ácido fólico e vitamina C) fortalecem o sistema imunitário e protegem o nosso organismo contra infeções e alguns tipos de cancros. E a vitamina C ainda ajuda na produção de colagénio, uma proteína importante para a saúde da pele, tendões, e cartilagens, entre outros.

A vitamina B6 contribui, por exemplo, para o bom funcionamento do sistema imunológico e a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e da pele bem como para o crescimento, desenvolvimento dos ossos e para a reprodução.

O potássio ajuda por exemplo a regular a tensão arterial e intervém no processo de contração muscular. O magnésio desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular e na regulação dos fluxos.

As fibras do repolho facilitam o trânsito intestinal. O cálcio, por sua vez, é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência mas também na idade adulta pois previne e atrasa a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fraturas associadas. 


TABELA NUTRICIONAL

O repolho é uma excelente fonte de vitamina C. É também uma boa fonte de fibras, ácido fólico, vitamina B6 e potássio. É também uma fonte de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), cálcio, magnésio, vitamina A e proteínas.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Couve-Lombarda Cozida

Couve-Roxa Crua

Energia (kcal)

16

23

Água (g)

92.7

90.3

Proteínas (g)

2.2

2.0

Lípidos (g)

0,2

0

Hidratos de carbono (g)

1.4

3.9

Fibra (g)

2.9

3.3

Vitamina A (µg)

104

3.0

Vitamina C (mg)

44

57

Vitamina B1 (mg)

0.10

0.02

Vitamina B2 (mg)

0.02

0.01

Vitamina B6 (mg)

0.11

0.09

Cálcio (mg)

46

60

Ácido Fólico (µg)

70

39

Potássio (mg)

202

250

Magnésio (mg)

8.0

9.0


mg = miligramas.
µg = micrograma
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

COMO ESCOLHER

O repolho mais fresco é firme e pesado. As suas folhas devem estar bem fechadas e sem manchas.

Guarde no frigorífico num saco de plástico. 

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