Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

PAPAIA

A Papaia é um fruto característico do Verão e apresenta uma forma semelhante à pera, contudo com um tamanho consideravelmente maior.

Possui uma casca esverdeada e uma polpa alaranjada com inúmeras pequenas sementes comestíveis (semelhante ao Maracujá), que embora tenham um sabor apimentado não conseguem esconder o sabor suave desta fruta.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Papaia

Energia (kcal)

39

Proteínas (g)

0.6

Gordura (g)

0.1

Hidratos de carbono totais (g)

9.1

Fibra (g)

2.3

Vitamina B1 (mg)

0.03

Vitamina B2 (mg)

0.04 

Vitamina C (mg)

68

Magnésio (mg)

24

Potássio (mg)

210

Sódio (mg)

22


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Para além de oferecer um ótimo sabor, é uma boa fonte de antioxidantes, tal como Carotenos, Vitamina C e Flavonóides, capazes de promover uma boa saúde cardiovascular e ajudar no combate ao cancro. Para além disso, a Papaia contém uma enzima digestiva – a Papaína – que auxilia no tratamento de vários tipos de traumas e alergias.

Este fruto é também uma boa fonte de fibra, cujo papel já tem sido demonstrado na manutenção dos níveis de colesterol. Também o Ácido Fólico presente na Papaia é essencial na conversão da homocisteína em cisteína e metionina. Se isto não acontecesse, a homocisteína iria danificar diretamente os vasos sanguíneos e, em concentrações elevadas, é considerada um fator de risco para Enfarte do Miocárdio e AVC.


COMO COMPRAR E CONSERVAR

Na escolha deste fruto deve ter-se em atenção a durabilidade que se lhe pretende dar. Se se pretende comer a Papaia num prazo de um dia, devem escolher-se aquelas que apresentam uma coloração alaranjada na casca e que sejam suaves ao toque. Para encontrar as Papaias que ainda estão verdes, basta procurar aquelas com uma coloração mais amarelada.

Se apresentarem manchas negras na casca, não significa necessariamente que a qualidade esteja comprometida. Contudo, deve evitar aquelas que apresentem manchas causadas por pressão ou que estejam demasiado suaves.

As Papaias maduras devem ser armazenadas no frigorífico e consumidas no prazo de dois dias, para um máximo proveito do seu sabor.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

PARTILHAR 19 LIKES

Glossário

Sugestões