Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Feijão Verde
Alimentos

Feijão Verde: Informação Nutricional

O feijão verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado com outras cores, como o roxo.

Tem um comprimento variável e a forma pode ser larga e achatada ou relativamente cilíndrica. As espécies mais antigas possuem um fio fibroso ao longo da vagem, mas as mais recentes já não o têm, tornando a preparação e confecção do feijão verde mais prática.

Pertence à família das leguminosas frescas e pode também ser denominado por vagem. A época do feijão verde é entre o verão e o início do outono, mas está disponível no mercado durante todo o ano devido à sua aptidão para o cultivo em estufa.

Informação Nutricional

Tem um baixo valor energético e é rico em vitaminas e minerais. Destacam-se os carotenos (pro-vitamina A), vitamina C e ácido fólico; o cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, são boas fontes de fibra alimentar.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Feijão Verde Cozido
Energia (kcal) 30
Água (g) 90,8
Proteínas (g) 1,8
Lípidos (g) 0,3
Hidratos de Carbono (g) 3,5
Fibra (g) 3
Caroteno (µg) 239
Ácido Fólico (µg) 49
Vitamina C (mg) 11
Potássio (mg) 230
Magnésio (mg) 17
Fósforo (mg) 34
Ferro (mg) 0,6
Cálcio (mg) 41

Vantagens e desvantagens

O feijão verde tem efeitos protectores do sistema cardiovascular. Os carotenos e a vitamina C são excelentes antioxidantes, protegem de infecções e da oxidação das células e outros componentes do organismo. Além disso, a fibra, potássio, magnésio e ácido fólico desempenham um papel importante na protecção cardiovascular. O magnésio e o potássio têm efeito complementar na manutenção da tensão arterial. O ácido fólico é necessário para neutralizar a homocisteína, uma molécula potencialmente perigosa e que aumenta os riscos de doença cardiovascular.

O conteúdo de ferro do feijão verde é razoável, sendo importante para a formação da hemoglobina. A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue responsável pelo transporte de oxigénio para as células.

Como comprar e conservar

De preferência deverás comprar feijão verde não embalado, de modo a poder escolher aqueles de melhor qualidade. A vagem deve apresentar-se com uma textura tenra e com uma coloração verde vivo. Deverá fazer um pequeno estalido quando quebrada e conter uma polpa suculenta e sem fios (indica envelhecimento). Não deverá ter manchas escuras ou amolgadelas.

Se não puderes consumir o feijão verde imediatamente, deverás armazená-lo, sem lavar previamente, no frigorífico dentro de um saco plástico perfurado. Poderão conservar-se durante cerca de 3 dias nestas condições.

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…