Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

CEREJA

No final do mês de maio e com a chegada do bom tempo, chegam as cerejas, um fruto muito apetecido não só pelos adultos, que apreciam o seu sabor doce, mas também pelas crianças, sustentando as suas brincadeiras de faz de conta. 

Estão disponíveis desde o final de maio até julho e de entre todas as variedades que podem ser encontradas, destacam-se as cerejas doces e as ácidas, estas últimas, mais conhecidas por ginjas. 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Cereja

Energia (kcal)

60

Proteínas (g)

0.8

Gordura (g)

0.7

Hidratos de carbono totais (g)

13.3

Fibra (g)

1.6

Carotenos (mg)

141

Folatos (mg)

5

Vitamina C (mg)

6

Magnésio (mg)

10

Potássio (mg)

210


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS:


Pelos nutrientes que contêm, tal como as grandes quantidades de flavonoides e polifenois, importantes antioxidantes, são capazes de prevenir várias doenças, como por exemplo as do foro cardiovascular.

Pelo seu bom teor em fibra, elevada quantidade de água e riqueza em potássio, têm propriedades drenantes que fazem da cereja o fruto ideal para recuperar de perturbações renais e prisão de ventre. Esta sua propriedade possibilita a eliminação de toxinas e evita a retenção de líquidos. O seu teor em potássio também parece ser indispensável para a regulação do ritmo cardíaco e atividade muscular.

As vitaminas e sais minerais que a cereja possui reforçam o sistema imunitário, ativando as defesas do organismo.


COMO COMPRAR E CONSERVAR:

Devem escolher-se as cerejas que apresentem uma consistência firme, uma cor vermelha e brilhante, estas são as características principais que mostram a qualidade deste fruto. Devem também exibir um pedúnculo verde, ser carnudas, apresentarem-se limpas e secas. 

Dependendo do tempo de armazenamento que se lhe quer dar, deve ter-se em atenção a sua maturação aquando a compra. Uma cereja madura é mais pesada e doce face a uma imatura. Devem evitar-se sempre os frutos moles, pegajosos, rachados ou podres.

Pode conservar este fruto no frigorífico ou à temperatura ambiente, consoante o tempo de durabilidade pretendida. No frigorífico devem ser conservadas na zona mais fria, durante aproximadamente 3 a 5 dias. À temperatura ambiente as propriedades das cerejas podem alterar-se e a sua durabilidade é reduzida. 

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

PARTILHAR 19 LIKES

Sugestões