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SOCIAL

CAMARÃO

O Camarão é um crustáceo que, embora seja de pequenas dimensões, tem uma grande versatilidade e é um alimento muito apreciado pela maioria da população.
Pode ser servido quente ou frio e é um alimento ao qual temos acesso todo o ano, seja comprado congelado ou fresco, o que se torna algo bastante benéfico, uma vez que o Camarão constitui uma excelente alternativa à carne como fonte proteica, por ser pobre em calorias e em gordura saturada.
Pode ser encontrado tanto em águas quentes como em águas frias e em várias regiões, sendo que as suas características diferem da região onde este se encontra.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Camarão Cru

Camarão Cozido

Energia (kcal)

77

99

Proteínas (g)

17.6

22.6

Gordura (g)

0.6

0.8

Hidratos de carbono totais (g)

0.3

0.4

Fibra (g)

0

0

Vitamina C (mg)

0

0

Magnésio (mg)

30

38

Potássio (mg)

179

229

Sódio (mg)

194

1600


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99


VANTAGENS E DESVANTAGENS:

O Camarão tem um alto valor nutritivo, sendo muito rico em Selénio, Ómega 3, Vitamina B12 e proteínas de alto valor biológico e pobre em calorias e em gordura saturada. Ainda que contenha um teor baixo em gordura, o camarão é rico em colesterol (cerca de 154mg por 100g de camarão cru), pelo que o seu consumo deve ser moderado.

Normalmente não associamos o camarão a uma ótima fonte de antioxidantes, contudo este alimento possui quantidades únicas de dois antioxidantes importantes: a astaxantina e o selénio, um mineral fundamental.

A astaxantina é o pigmento que confere a cor característica dos tecidos do camarão. Enquanto a cor vermelha-alaranjada dos outros alimentos é conferida por vários carotenoides, a cor do camarão apenas se deve à ação de um único carotenoide, a astaxantina. Este componente recebe especial atenção pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo.

COMO COMPRAR E CONSERVAR:

Tal como todos os alimentos que provêm do mar, é sempre melhor comprar o Camarão numa peixaria ou loja de confiança, para garantir o máximo de frescura. A escolha de Camarão fresco ou congelado vai depender de quando é que o vai confeccionar e como é que o vai fazer, por exemplo, se o está a comprar para uma refeição no próprio dia, deve comprá-lo fresco, para não perder tempo a descongelar. Se é para confeccionar noutro dia, compre Camarão congelado e armazene-o no congelador imediatamente para que não descongele. Uma maneira de manter o Camarão fresco no frigorífico é colocá-lo nas prateleiras de baixo do mesmo, dentro de um saco de plástico e em cima de um tabuleiro com gelo pois a temperatura do frigorífico é mais elevada do que a temperatura ideal para conservar Camarão.

Uma maneira de escolher o Camarão fresco é pelo seu aspeto: estes devem apresentar uma cor mais ou menos uniforme, sem manchas nem fissuras. A sua carne deve ser firme e não deve estar separada da casca (se apresentar uma tonalidade amarelada deve rejeitar o camarão, pois pode significar que esteve em contacto com químicos fortes).

Outra maneira é pelo seu cheiro. Todo o marisco, quando fresco, deve apresentar aquele cheiro leve a maresia. Visto que não conseguimos sentir o cheiro de Camarão embalado, prefira aquele que se vende ao peso, para que possa fazer uma melhor escolha.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

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