Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

BRÓCOLOS

Os brócolos fazem parte da família das couves crucíferas, denominada de Cruciferae. É originário da Itália do tempo da Roma Antiga e o seu nome significa ramo, devido à sua forma peculiar. Os brócolos estão disponíveis durante todo o ano e é cultivado em ambientes com baixas temperaturas, visto as altas temperaturas lhe serem desfavoráveis.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

Os brócolos têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um teor moderado de fibra alimentar e são ricos em carotenos (pró-vitamina A), vitamina C e ácido fólico. Relativamente aos minerais, são ricos em potássio, cálcio e fósforo. Além disso, os brócolos são ricos num fitonutriente protector denominado sulforafano.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Brócolos Cozidos

Energia (kcal)

22

Água (g)

91.9

Proteínas (g)

2.8

Lípidos (g)

0.7

Hidratos de carbono (g)

1.3

Fibra (g)

2.3

Vitamina A (µg)

114

Vitamina C (mg)

18

Folatos (µg)

47

Cálcio (mg)

56

Potássio (mg)

243

Fósforo (mg)

39


mg = miligramas;µg = microgramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos.


VANTAGENS E DESVANTAGENS:

O sulforafano presente nos brócolos é um fitonutriente com anti-cancerígena, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro, como o cancro do cólon e do estômago. Além disso, os carotenos, a vitamina C e os folatos ajudam também a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares. Os brócolos são benéficos para a saúde óssea, visto terem quantidades apreciáveis de cálcio e fósforo. Além disso, a vitamina C presente nos brócolos ajuda na formação do tecido conjuntivo que une os ossos.

O cheiro característico que se sente quando os brócolos são cozinhados provém dos compostos sulfurados, pelo que não deverá ser desculpa para prescindir deste valioso alimento.

COMO COMPRAR E CONSERVAR:

Escolha brócolos com uma coloração viva e sem manchas amarelas, a parte superior dos brócolos deve ser compacta e não deve estar danificada. Além disso, não devem ter flores amarelas desabrochadas porque é sinal de excessiva maturação.

Os brócolos são alimentos facilmente perecíveis, pelo que deverão ser rapidamente conservados no frigorífico dentro de um saco plástico aberto, onde poderá permanecer por 4 dias. Não deverá lavá-los previamente porque a presença de água à superfície acelera a degradação. Os brócolos podem também ser congelados, mas como a congelação caseira é de menor qualidade, neste caso poderá optar por variedades ultracongeladas.

Conheça receitas com este alimento em Nestlé Cozinhar.

PARTILHAR 12 LIKES

Sugestões