A 10 de março de 1923, foi criada a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda., no Lugar de Pensal, em Avanca, tendo como sócio principal o Prof. Egas Moniz. Nasce, assim, a primeira fábrica portuguesa de leite em pó simples, que será o embrião do que é hoje a Nestlé Portugal.
Em 1933, a Sociedade de Produtos Lácteos obtém o exclusivo da fabricação e venda em Portugal e nos territórios ultramarinos dos produtos sob a marca Nestlé.
CERELAC e NESTUM, duas marcas icónicas do portefólio da Nestlé Portugal, surgem nos anos seguintes. Em 1964, a Farinha Láctea Nestlé é rebatizada em Portugal como CERELAC; e em 1971 é lançado o best seller NESTUM Mel, depois do lançamento em 1958 da marca NESTUM.
MOKAMBO, a primeira bebida de cereais com café da Nestlé, surge em 1972, em resposta a um desafio do Estado Português, na década de 1960, que impunha que o café se tornasse um produto mais barato e acessível ao consumo.
1986 marca o início da fabricação dos cereais de pequeno-almoço na fábrica de Avanca e da sua comercialização em Portugal, com marcas tão conhecidas como CHOCAPIC e ESTRELITAS.
A década de 80 e início dos anos 90, apresentou-se como um período de aposta forte no mercado português e no sector dos cafés, com a aquisição das marcas locais TOFA (1985), SICAL, CHRISTINA (1987) e BUONDI (1993).
1988 marca o lançamento em Portugal do negócio de alimentos para animais de companhia sob a marca FRISKIES.
O lançamento do negócio NESPRESSO em Portugal, e da comercialização de café em cápsulas, acontece em 2003, com abertura da primeira boutique, no Chiado.
2007 é o ano de início da comercialização de NESCAFÉ DOLCE GUSTO em Portugal, decorrente de uma parceria entre a Nestlé e a Krups, que lançaram uma máquina de café com design inovador que permite preparar bebidas quentes e frias.
Mais recentemente, em 2019, a Nestlé iniciou a comercialização de produtos à base de proteína vegetal sob a marca GARDEN GOURMET.