Atividade física ao ar livre

Atividade física ao ar livre

Atividade física ao ar livre

Vamos aproveitar o Verão para praticar atividade física ao ar livre, juntando toda a família!

A prática de atividade física por crianças e adolescentes melhora a sua saúde, quer no domínio da aptidão física, quer ao nível do desempenho académico e cognitivo. A atividade física também tem um impacto positivo na saúde mental das crianças e jovens.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2020 as Recomendações para Atividade Física e Comportamento Sedentário (1). No referido documento (1), destacam-se as seguintes recomendações:

  • As crianças e adolescentes devem realizar pelo menos uma média de 60 minutos por dia, de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, maioritariamente aeróbia.
  • Atividades aeróbias de intensidade vigorosa, bem como atividades de fortalecimento muscular e ósseo, devem ser incorporadas em, pelo menos, 3 dias por semana.
  • As crianças e adolescentes devem limitar o tempo em comportamento sedentário, particularmente a quantidade de atividades recreativas em frente aos ecrãs.

Não devemos esquecer que é sempre melhor praticar alguma atividade física do que nenhuma, o que quer dizer que, mesmo que as crianças não cumpram as recomendações, será sempre benéfico praticar alguma atividade física.

A quantidade e intensidade das atividades devem ser aumentadas de forma gradual.

Por último, deve ser tida em atenção que os mais novos devem fazer atividades diversificadas durante momentos de brincadeira e prazer, não esquecendo nunca as questões de segurança, a adequação à idade e às suas capacidades.

O bom tempo e as férias de Verão convidam à prática de atividades físicas com os mais novos, nomeadamente:

  1. Jogos com bola
  2. Jogo da macaca
  3. Lançar papagaios de papel
  4. Jogos com disco
  5. Arco para hula-hula
  6. Saltar à corda
  7. Andar de bicicleta, patins ou trotineta
  8. Jogar à apanhada ou às escondidas
  9. Dançar
  10. Saltos na areia

Podemos aliar o treino de atenção à prática de exercício, experimente jogar ao “Mexe-te com números” (o jogo deve ser adaptado à idade das crianças, podendo usar-se cores em vez de números). No início do jogo associe um movimento a cada número, por exemplo, o número 1 é sentar no chão, o número 2 é saltar, o 3 é deitar de barriga para baixo, o 4 é saltar na posição de cócoras, etc. Faça rondas de 3 minutos e vá dizendo números e vendo quem acerta e erra nos movimentos. Ganha cada ronda quem errar menos vezes.

Se jogar com crianças mais velhas pode usar mais números e pode fazer operações matemáticas simples em vez de dizer o número (por exemplo: dizer 2 vezes 2 em vez de dizer 4).

(1) Recomendações da OMS para atividade física e comportamento sedentário: Resumo. Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) da Direção Geral da Saúde, 2020

Ver também

0

O Programa integra nas suas atividades o tema Alimentação Sustentável