10 dicas para um piquenique saudável

Piquenique saudável

10 dicas para um piquenique saudável

O bom tempo e as férias, característicos do verão, convidam a um piquenique. Quer seja na praia, no campo ou num jardim existem alguns aspetos importantes que devem ser tidos em consideração na preparação do piquenique, para que este seja equilibrado, saudável e seguro.

 

Por isso, partilhamos 10 dicas que deve considerar quando preparar o seu piquenique:

  1. Leve os alimentos numa geleira ou saco térmico e mantenha-os à sombra.
  2. Guarde os alimentos na geleira ou saco térmico apenas pouco antes de sair de casa.
  3. Leve líquidos em quantidade suficiente, preferencialmente água. Em alternativa, também pode levar águas aromatizadas ou sumos de frutas naturais. Lembre-se que com o calor, as necessidades de hidratação aumentam.
  4. Aposte em hortícolas cruas que as crianças possam ir comendo, por exemplo: cenoura, pepino, tomate cereja ou rabanete, cortados em fatias, palitos finos ou rodelas.
  5. Os ovos cozidos são uma excelente opção proteica para uma refeição fora de casa.
  6. Se optar por fazer sandes evite usar manteiga ou outra gordura. O queijo ou carnes brancas, tipo frango ou peru, são excelentes escolhas para colocar nas sandes. A alface e o tomate completam muito bem as sandes, mas devem ser acondicionados em separado, depois de lavados e bem secos, adicionados no momento de consumir para não amolecerem o pão.
  7. Escolha pão escuro, de mistura ou de sementes, à base de farinhas pouco refinadas.
  8. Lembre-se dos frutos secos, ao natural ou torrados, sem sal nem açúcar, pois são também uma opção prática e saudável.
  9. Leve frutas pequenas inteiras (morangos, framboesas, cerejas…) ou então já cortadas, tendo o cuidado de escolher frutas que não oxidem (melão, meloa, melancia…), para as crianças poderem comê-la com facilidade. Prefira a fruta da época.
  10. Evite alimentos ricos em sal ou em açúcar.

 

Clique nos artigos abaixo para mais informações:

Guia para Lanches Escolares Saudáveis, 2021, Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral da Educação.

Comer em segurança na praia, Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Recomendações para um piquenique saudável, Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

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