Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Trabalhar a partir de casa
Dicas Saudáveis

Trabalhar a partir de casa

Trabalhar a partir de casa nem sempre é fácil. Uma das dificuldades mais comuns é a ausência dos equipamentos a que estamos habituados e que fazem parte do ambiente de escritório. Mas não desanime: adapte o seu posto de trabalho! Pode não ter todos os equipamentos, mas consegue ajustar a sua postura e o seu ambiente de trabalho utilizando objetos que tem em casa. Veja as nossas sugestões e mãos à obra!

1. Postura

Lembre-se de que uma boa postura sentada deve seguir a regra dos 3 ângulos de 90°, aproximadamente:

  • Costas e coxas a formar um ângulo de 90°;
  • Braço e antebraço a formar um ângulo de 90°;
  • Pernas e coxas a formar um ângulo de 90°.

Dica extra: Se depois de ajustar o seu posto de trabalho, os seus pés não estão apoiados no chão deve complementar com um apoia pés. Caso não tenha um, pode usar caixas, livros, resmas de papel ou outros materiais.

2. Monitor

Se tiver um monitor em casa, conecte-o ao seu portátil. Ajuste o topo do monitor à altura dos seus olhos. Se não tiver um, não se preocupe! Adapte o seu posto de trabalho, colocando o seu portátil em cima caixas, livros, resmas de papel ou outros materiais, por forma a assegurar a altura adequada. Não se esqueça de manter estabilidade antes de colocar o computador no topo dos mesmos.

Dica extra: Para saber a distância correta dos seus olhos ao monitor:

  • Se tiver monitor estique os seus braços e certifique-se que as suas mãos tocam no mesmo;
  • Se tiver um computador portátil aproxime-o de si, caso verifique que a imagem está pequena ou então redimensione a imagem do ecrã.

Desta forma não esforça a sua visão e a sua postura mantém-se correta.

3. Teclado e Rato

Se tiver um rato e um teclado periférico aproxime-os de si de forma a manter o seu corpo numa posição confortável. Mantenha o teclado baixo e verifique se quando utiliza o rato mantém o antebraço alinhado com o pulso e a mão.

4. Iluminação

O seu posto de trabalho deve ser num local com iluminação natural, de preferência. Se tal não for possível, pode utilizar um candeeiro de secretária para conseguir iluminação artificial, preferencialmente localizada.

Dica extra: Posicione a mesa de trabalho perpendicularmente à janela ou ajuste o seu candeeiro de secretária por forma a evitar encadeamento ou reflexos indesejados no ecrã.

5. Assento

Use preferencialmente uma cadeira ajustável em altura. Caso não tenha uma, utilize a cadeira mais confortável que tem em casa. Se necessário, coloque uma almofada nas costas/assento.

 

também

Dicas Saudáveis

A água compõe 71% da superfície da Terra e 60% do nosso corpo. As células da pele têm um…

Dicas Saudáveis

O verão está a chegar e com ele chegam algumas preocupações. Lê as nossas dicas e sabe como podes…

Dicas Saudáveis

É cada vez mais frequente sofrermos de determinadas dores crónicas como consequência do nosso…