Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Toranja
Alimentos

Toranja

Este citrino caracteriza-se pela sua acidez e grande quantidade de vitamina C. Sabias que a toranja é resultado do cruzamento entre duas outras frutas?

A toranja é o resultado de um cruzamento acidental entre a laranja e o pomelo. O seu primeiro registo foi em Barbados, Caraíbas, onde era descrita como a fruta proibida. Foi-lhe dado o nome científico Citrus paradisi, mas quando em 1940 a investigação confirmou que esta fruta era um híbrido o nome mudou para Citrus x paradisi, em que o x indica que se trata de um híbrido.

A toranja cresce em climas quentes e tem diversas variedades – branca, rubi e rosa – estas cores referem-se à sua polpa.

Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Toranja
Energia (kcal) 36
Água (g) 90,9
Proteínas (g) 0,9
Lípidos (g) 0,1
Hidratos de Carbono (g) 6
Fibra (g) 1,6
Vitamina C (mg) 43
Vantagens e desvantagens

A toranja, tal como a laranja, é uma fonte de vitamina C, que é uma das vitaminas com papel mais importante no decurso de um episódio de gripe.

Apesar dos estudos quanto ao papel preventivo da gripe desta vitamina não serem conclusivos, sabemos que desempenha um papel no combate ao stress oxidativo reforçando a resposta imunitária do organismo à agressão externa.

Como comprar e conservar

Entre os citrinos mais consumidos encontramos a laranja, tangerina ou limão. A toranja é muitas vezes deixada de lado por ter um sabor mais ácido ou amargo. No entanto, ao escolhê-las durante a sua época poderás apreciar um sabor mais adocicado.

As toranjas devem ser rijas, mas não demasiado, uma vez que não amadurecem muito depois da sua colheita.

Podes guardá-las à temperatura ambiente durante mais de uma semana. Depois disso deverás colocá-las no frigorífico.

Como utilizar

Para além de ser uma excelente fruta para comer como sobremesa e para acompanhar o lanche, podes ainda juntá-la à salada ou fazer sumo.


 

 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…