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Sumos de Frutos 100%
Alimentos

Sumos de Frutos 100%

Com alguma imaginação e ousadia, poderás usar inúmeras combinações de frutas e inclusive hortícolas para fazer bebidas refrescantes e saudáveis.

Se não tens vontade de o fazer e preferes comprar, opta pelos sumos de frutos 100% sem adição de açúcar porque são constituídos exclusivamente pelo sumo das frutas. Os sumos 100% distinguem-se dos néctares e dos refrigerantes pela quantidade de fruta que possuem.

Informação Nutricional

A composição nutricional dos sumos depende fundamentalmente das frutas ou hortícolas que lhes deram origem e da eventual adição de açúcar ou outros produtos.

Um sumo de frutos 100% sem adição de açúcar tem um valor energético reduzido, que advém quase exclusivamente dos hidratos de carbono originários da fruta, nomeadamente da frutose. É principalmente constituído por água e uma quantidade vestigial de proteínas e lípidos.

Regra geral, destaca-se a vitamina C e, em alguns casos, os carotenos e o ácido fólico. Quanto aos minerais, destaca-se principalmente o potássio.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Sumo de Ananás, 100% Sumo de Laranja, 100% Sumo de Maçã, 100% Sumo de Pêssego, 100%
Energia (kcal) 42 42 43 50
Água (g) 89,1 88,8 89,1 87,2
Proteínas (g) 0,2 0,3 0,1 0,2
Lípidos (g) 0,1 0,1 0,1 0,1
Hidratos de Carbono (g) 9,5 9,5 9,9 11,5
Carotenos (µg) 0 50 0 243
Vitamina C (mg) 20 41 40 39
Ácido Fólico (µg) 8 28 4 2
Potássio (mg) 100 130 96 92
Vantagens e desvantagens

Os sumos de frutos 100% são uma solução agradável para te manteres hidratado no verão. O seu elevado conteúdo em água, que ronda praticamente os 90%, ajuda a satisfazer as necessidades acrescidas de água nesta altura de calor e maior actividade física. Podem ainda ser uma forma adicional de contribuir para a ingestão diária de vitamina C.

Não abuses! Apesar de serem saudáveis e saborosos, não deves ingeri-los em excesso porque contêm açúcares, cujo consumo deve ser moderado. Não faças dos sumos a tua única bebida. Alterna o consumo regular de água ao longo do dia com um ou outro sumo para diversificar.

As fibras alimentares que estão presentes naturalmente na fruta são eliminadas no processamento dos sumos. Quando a fruta é esmagada ou espremida, as fibras quebram-se em porções de dimensões muito reduzidas e perdem os seus efeitos fisiológicos. Portanto, mesmo os sumos de frutos 100% não equivalem à fruta na sua forma natural.

Como comprar e conservar

Se fizeres os sumos em casa procura consumi-los imediatamente a seguir.

Quando os comprares, opta por sumos de frutos 100% e sem adição de açúcares. Verifica se estão dentro do prazo de validade e se as embalagens mantêm a sua integridade física. Opta por embalagens opacas porque conservam melhor o teor vitamínico dos sumos.

 

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