Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Saiba como evitar o desperdício na cozinha aproveitando as cascas dos alimentos (e não só)
Dicas Saudáveis

Saiba como evitar o desperdício na cozinha aproveitando as cascas dos alimentos (e não só)

A cozinha é, provavelmente, a zona da casa onde se produz mais lixo. Até um simples snack a meio da tarde gera um qualquer resíduo, seja plástico, cartão ou até mesmo uma casca de fruta ou de um vegetal.

É certo que existem cada vez mais opções para reduzir o desperdício no que toca a embalagens, mas sabias que há várias formas de utilizar uma fruta ou um legume por completo? As cascas da fruta, como o melão, podem por exemplo servir o propósito de aromatizar a água no verão. Já as cascas das cenouras e os talos das couves podem ser aproveitados para fazer um caldo de legumes, que dá ainda mais sabor às sopas.

Vê algumas das melhores formas para aproveitar as cascas da fruta e dos legumes, e também o que podes fazer com as borras do café que bebes todas as manhãs.

Caldo de legumes

As cascas, os talos e as folhas dos legumes que não usares podem ser aproveitados para fazer um caldo. Basta ir guardando as cascas da cenoura, os talos dos brócolos ou os pés dos cogumelos até ter uma boa quantidade. Depois, coloca tudo numa panela com água e deixa em lume brando durante algumas horas.

Chips de casca de batata

As batatas são um dos alimentos que pode (e deve) ser bem aproveitado. Se lavares — e idealmente esfregares, também — as batatas, podes utilizar as cascas, cortadas bem finas, e fritar ou colocar no forno para desidratar. Se optares por fritar, basta colocares no óleo bem quente até ficarem estaladiças. Depois serve-as temperadas com sal e ervas aromáticas. Caso as prepares no forno, dispõe as cascas num tabuleiro com azeite, sal e ervas, e deixa no forno durante alguns minutos até ficarem crocantes.

Esfoliante natural

Se és amante de café, especialmente daqueles à antiga que se preparam nas cafeteiras, é natural que fiques com algumas borras que vais querer deitar fora. Mas há uma forma de evitar este desperdício: fazendo um esfoliante natural.

Mistura as borras de café (que deves deixar a secar de um dia para o outro) com óleo de coco ou azeite e espalha com movimentos circulares pelo corpo. Além de ativar a circulação, vai ajudar a retirar as células mortas e a pele ficará muito mais suave.

Ambientador natural

Maçãs, laranjas ou até mesmo limões são alguns dos frutos que podem ser utilizados para fazer um ambientador natural para a tua casa. Descasca os frutos e coloca as cascas num tacho com um pouco de água. Deixa ferver e os aromas vão libertar-se naturalmente.

Podes experimentar as combinações que quiseres e até adicionar outros ingredientes como a canela, por exemplo.

Compostagem

Se já estiveres num nível mais avançado, e quiseres mesmo combater o desperdício, podes utilizar os teus resíduos orgânicos para fazer compostagem. As cascas dos legumes e das frutas, assim como as borras do café, podem ser colocadas num composto caseiro.

Caso não queiras seguir esta opção, existem várias zonas do País com compostores comunitários onde podes colocar os restos dos teus alimentos. Informa-te junto da tua junta de freguesia ou câmara mu-nicipal para saberes onde os podes encontrar.

Água aromatizada

As cascas de algumas frutas também podem ser utilizadas para aromatizar água. Em dias mais quentes, junta cascas de limão, melão, melancia ou até mesmo laranja a um jarro de água e deixa no frigorífico durante a noite.

 

também

Dicas Saudáveis

Trabalhar a partir de casa nem sempre é fácil. Uma das dificuldades mais comuns é a ausência dos…

Dicas Saudáveis

Temos mais tempo livre para fazer certas coisas que quase nunca conseguíamos, mas menos…

Dicas Saudáveis

A água compõe 71% da superfície da Terra e 60% do nosso corpo. As células da pele têm um…