Prazos de validade. Qual a diferença entre “consumir de preferência antes de” e “consumir de preferência antes do fim de”
Dicas Saudáveis

Prazos de validade. Qual a diferença entre “consumir de preferência antes de” e “consumir de preferência antes do fim de”

Certamente já reparaste que os alimentos embalados têm uma data de validade que pode ser colocada na embalagem de duas formas diferentes, o que por vezes pode suscitar dúvidas. É que enquanto em alguns alimentos encontramos “consumir de preferência antes de”, seguido do dia, noutros o rótulo diz “consumir de preferência antes do fim de” nos outros casos.

Segundo dados da Comissão Europeia e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), cerca de 53% dos consumidores não sabe o significado deste rótulo, o que pode estar a contribuir para o desperdício alimentar doméstico por parte dos consumidores, que atinge os 42% a nível mundial.* Por isso, e se estás a tentar ter uma atitude mais consciente para com o planeta — e para com a tua carteira, também —, é importante que percebas, exatamente, o que significa cada uma destas expressões presentes nos rótulos dos produtos alimentares e quais as diferenças entre elas.

O que significa “válido até” e “consumir de preferência antes de”?

“Consumir de preferência antes de”

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) diz que esta frase se refere “à qualidade – o alimento é seguro após esta data, mas pode não estar no seu melhor. Por exemplo, o seu sabor e textura podem ter-se alterado.”(**,***)

 

“Consumir até/ válido até”

Segundo os especialistas acima referidos, diz respeito à segurança. “Os alimentos podem ser consumidos até essa data, mas não depois, mesmo que tenham boa aparência e cheiro”, explicam. (**,***)

Outra característica a ter em conta é que a frase “Consumir de preferência antes de” aplica-se a produtos não perecíveis microbiologicamente, como por exemplo cereais e bolachas, e indica a data até à qual o produto conserva as suas propriedades específicas. Isto significa que podes consumir esse produto depois desta data, caso as condições de conservação tenham sido as indicadas. ***

Para os produtos como o peixe fresco, a carne e restantes perecíveis microbiologicamente, a indicação que deves ter em conta é a de “consumir até”. Ou seja, mesmo que as condições de conservação estejam reunidas, não deves consumir o produto depois dessa data. ***

A indicação de “consumir de preferência antes do fim de” é utilizada, normalmente, para produtos congelados e conservas e, apenas assinala o mês e o ano. Isto significa que, antes de deitares o produto fora, deves avaliar o seu aspeto e sabor. Se não tiver nenhum odor nem outro aspeto que te indique que possa estar estragado, podes consumi-lo.***

No entanto, para que isto aconteça, é importante que os teus produtos sejam conservados nas condições recomendadas, quer nas superfícies comerciais, quer em casa.**** Assim contribuímos para prevenir o desperdício alimentar que, todos os anos, equivale a cerca de um terço da produção alimentar mundial.

 

Informação disponível em:

*Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Na Medida Certa, A APED na Prevenção do Desperdício Alimentar

**EFSA Panel on Biological Hazards, Guidance on date marking and related food information: part 2 (food information), 2021

***Regulamento (UE) N.o 1169/2011 Do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de Outubro de 2011

****ASAE, Rotulagem Alimentar - Data de durabilidade mínima e data limite de consumo

 
 

também

Dicas Saudáveis

Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física pode ajudar-nos a recuperar dos…

Dicas Saudáveis

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica que se carateriza pela elevada pressão sanguínea…

Dicas Saudáveis

Se estás num processo de perda de peso, é possível que já te tenhas cruzado com o termo défice…