Prazos de validade. Qual a diferença entre “consumir de preferência antes de” e “consumir de preferência antes do fim de”
Dicas Saudáveis

Entender os Prazos de validade

Certamente já reparaste que os alimentos embalados têm uma data de validade que pode ser colocada na embalagem de duas formas diferentes, o que por vezes pode suscitar dúvidas. É que enquanto em alguns alimentos encontramos “consumir de preferência antes de”, seguido do dia, noutros o rótulo diz “consumir de preferência antes do fim de” nos outros casos.

Segundo dados da Comissão Europeia e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), cerca de 53% dos consumidores não sabe o significado deste rótulo, o que pode estar a contribuir para o desperdício alimentar doméstico por parte dos consumidores, que atinge os 42% a nível mundial.* Por isso, e se estás a tentar ter uma atitude mais consciente para com o planeta — e para com a tua carteira, também —, é importante que percebas, exatamente, o que significa cada uma destas expressões presentes nos rótulos dos produtos alimentares e quais as diferenças entre elas.

O que significa “válido até” e “consumir de preferência antes de”?

“Consumir de preferência antes de”

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) diz que esta frase se refere “à qualidade – o alimento é seguro após esta data, mas pode não estar no seu melhor. Por exemplo, o seu sabor e textura podem ter-se alterado.”(**,***)

 

“Consumir até/ válido até”

Segundo os especialistas acima referidos, diz respeito à segurança. “Os alimentos podem ser consumidos até essa data, mas não depois, mesmo que tenham boa aparência e cheiro”, explicam. (**,***)

Outra característica a ter em conta é que a frase “Consumir de preferência antes de” aplica-se a produtos não perecíveis microbiologicamente, como por exemplo cereais e bolachas, e indica a data até à qual o produto conserva as suas propriedades específicas. Isto significa que podes consumir esse produto depois desta data, caso as condições de conservação tenham sido as indicadas. ***

Para os produtos como o peixe fresco, a carne e restantes perecíveis microbiologicamente, a indicação que deves ter em conta é a de “consumir até”. Ou seja, mesmo que as condições de conservação estejam reunidas, não deves consumir o produto depois dessa data. ***

A indicação de “consumir de preferência antes do fim de” é utilizada, normalmente, para produtos congelados e conservas e, apenas assinala o mês e o ano. Isto significa que, antes de deitares o produto fora, deves avaliar o seu aspeto e sabor. Se não tiver nenhum odor nem outro aspeto que te indique que possa estar estragado, podes consumi-lo.***

No entanto, para que isto aconteça, é importante que os teus produtos sejam conservados nas condições recomendadas, quer nas superfícies comerciais, quer em casa.**** Assim contribuímos para prevenir o desperdício alimentar que, todos os anos, equivale a cerca de um terço da produção alimentar mundial.

 

Informação disponível em:

*Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Na Medida Certa, A APED na Prevenção do Desperdício Alimentar

**EFSA Panel on Biological Hazards, Guidance on date marking and related food information: part 2 (food information), 2021

***Regulamento (UE) N.o 1169/2011 Do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de Outubro de 2011

****ASAE, Rotulagem Alimentar - Data de durabilidade mínima e data limite de consumo

 
 

também

Dicas Saudáveis

Todos os anos, em média 15 milhões de pessoas no mundo sofrem um AVC. Para o prevenires, é…

Dicas Saudáveis

Já nos aconteceu inúmeras vezes. Fizeste análises — porque tens a consciência de que é uma das…

Dicas Saudáveis

Desde o momento em que nascemos e até aos últimos anos de vida, cruzamo-nos e criamos laços com…