Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Nutri-Score: Escolhas alimentares mais saudáveis
Dicas Saudáveis

Nutri-Score: Escolhas alimentares mais saudáveis

Em 2019, a Nestlé comunicou a implementação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos em vários países da Europa. Em junho, deste ano chegaram ao mercado português as primeiras embalagens de produtos NESTLÉ com Nutri-Score.

Este novo esquema de rotulagem nutricional consiste num código de cores e de letras, com base numa classificação de A-verde escuro a E-vermelho, colocado na parte da frente das embalagens, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis. As cores demonstram também qual a porção e frequência com que cada alimento deverá ser consumido. Os alimentos A e B poderão ser consumidos mais regularmente, enquanto os classificados como E deverão ser consumidos de forma mais esporádica.

Nutri-Score: Escolhas alimentares mais saudáveis

 

Este sistema está a ser implementado por várias empresas, em diversos países europeus, sendo considerado como o mais eficiente na informação rápida ao consumidor sobre as características e os benefícios de um determinado produto.

Os estudos têm vindo a demonstrar que o Nutri-Score é o esquema de rotulagem nutricional que melhor ajuda os consumidores a interpretarem a qualidade nutricional de um produto alimentar. Pesquisas realizadas têm demonstrado que os consumidores compreendem melhor símbolos e escalas de cores num indicador único, como é o caso do esquema do Nutri-Score. Desta forma, o Nutri-Score é atualmente o esquema que suporta escolhas alimentares mais saudáveis, na medida em que ajuda os consumidores a compararem a qualidade nutricional das diferentes opções alimentares, numa determinada gama de produtos, e a fazer escolhas mais saudáveis no ato da compra.

O Nutri-Score foi desenvolvido por um painel de especialistas independentes para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos com base em 100ml ou 100g, permitindo comparar produtos dentro de uma mesma categoria. Baseia-se nos valores nutricionais do produto em questão e tem em consideração os nutrientes e/ou ingredientes que devemos controlar na nossa alimentação, como a gordura saturada, o açúcar e o sal; bem como os nutrientes a promover, como a fibra e a proteína, mas também a percentagem de fruta, legumes e oleaginosas presentes no produto alimentar. O resultado final reflete a relação entre estes elementos.

 

também

Dicas Saudáveis

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica que se carateriza pela elevada pressão sanguínea…

Dicas Saudáveis

Se estás num processo de perda de peso, é possível que já te tenhas cruzado com o termo défice…

Dicas Saudáveis

Existem vários alimentos que são indispensáveis a uma alimentação saudável. Entre eles, as frutas,…