Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Dicas Saudáveis

Hipertensão Arterial

Sabias que?

  • A hipertensão arterial é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, como por exemplo os acidentes vasculares cerebrais (AVC)
  • 3 em cada 10 portugueses sofrem de hipertensão arterial
  • Esta doença é mais prevalente no sexo masculino do que no feminino e aumenta com a idade
  • A alimentação inadequada e o consumo excessivo de sal contribuem para o desenvolvimento de hipertensão arterial

O que é a Hipertensão Arterial?

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica que se carateriza pela elevada pressão sanguínea nas artérias, razão pela qual o coração tem de exercer uma força excessiva para bombear o sangue e fazê-lo circular pelos vasos sanguíneos. Uma pressão arterial a partir de 140/90 mm Hg é considerada hipertensão, classificando-se em diferentes graus consoante o valor em questão.

O que é a pressão arterial?

É a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Os valores normais de pressão arterial são de 120/80 mm Hg.

Qual o papel que a alimentação pode ter na HA?

Segundo o relatório Global Burden of Diseases (GBD), a ingestão de sal em excesso é o comportamento alimentar inadequado que mais contribui para a perda de anos de vida saudáveis. Este consumo excessivo apresenta-se como fator de risco para a HA, assim como uma alimentação inadequada. Por este motivo, quando se aborda a relação entre fatores nutricionais e controlo da pressão arterial, a redução do consumo diário de sal (inferior a 5g) é a principal recomendação, particularmente na forma de cloreto de sódio.

Aliada a esta recomendação está o aumento da ingestão de potássio (3510mg por dia), que se destaca como determinante para a redução da pressão arterial e do risco cardiovascular. Contudo, é necessário ter especial atenção em caso de situações clínicas que requerem um controlo da ingestão deste micronutriente, por exemplo: a doença renal crónica.

Uma alimentação com baixo teor de colesterol, gordura total e saturada, produtos açucarados, mas rica em frutas e hortícolas bem como em produtos lácteos magros também contribui para a redução da pressão arterial.

Um peso adequado é um importante aliado ao combate da HA, o que destaca, uma vez mais, a importância de uma alimentação saudável, equilibrada e ajustada às necessidades de cada indivíduo.

Por fim, destaca-se a Dieta Mediterrânica por ser um padrão alimentar promotor de saúde que apresenta características que permitem uma adequada ingestão de potássio e sal, promovendo o respetivo balanço adequado.

Referências

  1. Ministério da Saúde (2018), Retrato da Saúde, Portugal.
  2. Associação Portuguesa de Nutrição. A Hipertensão em Portugal.
  3. Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Guidelines de 2018 da ESH/ESC para o Tratamento da Hipertensão Arterial.
  4. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial, 2018
 

também

Dicas Saudáveis

Se estás num processo de perda de peso, é possível que já te tenhas cruzado com o termo défice…

Dicas Saudáveis

Existem vários alimentos que são indispensáveis a uma alimentação saudável. Entre eles, as frutas,…

Dicas Saudáveis

Deixamos-te uma lista de alimentos que não podem faltar numa alimentação vegana. Mas antes de…