Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Fruta, a delícia vitaminada
Nutrição

Fruta, a delícia vitaminada

Vitaminas, fibras, minerais e hidratos de carbono.

Todos estes nutrientes estão presentes na fruta, sobretudo as vitaminas C e a provitamina A, também conhecida por caroteno.

Todas as pessoas devem consumir fruta diariamente, de acordo com a sua idade e estilo de vida. As crianças de 1 a 3 anos devem consumir 3 porções e os adultos fisicamente muito ativos beneficiam com 5 porções diárias.

O que é uma porção de fruta

Podemos considerar que uma peça de fruta média, com cerca de 160 g, constitui uma porção. Mas em se tratando de peças mais pequenas, duas unidades fazem a mesma dose. É o caso do kiwi, da ameixa e de algumas tangerinas. Já para as uvas e os frutos silvestres considera uma taça pequena ou cerca de 10 unidades.

Como consumir fruta

Os antigos diziam que a fruta deve comer-se muito bem lavada, muito bem mastigada e muito mal descascada. É que na casca está a maior parte da sua fibra e, logo que se corta, o seu valor nutricional começa a perder-se.

Mas se gostas de sumos naturais não te coíbas de os beber, no entanto, deves fazê-los no momento. Igualmente, se te sabe bem comer uma salada de frutas, procura cortá-la o menos tempo possível antes de a consumir. Desta forma estarás a aproveitar quase tudo o que este grupo alimentar te oferece.

Variar é preciso

Os estudos comprovam que nenhuma fruta contém todos os nutrientes de que precisamos. Por isso é importante variar, experimentar, misturar as frutas que conhecemos e as que nunca comemos. Estas estão cada vez mais acessíveis graças à globalização dos mercados.

Fruta e diabetes

A fruta também é rica em hidratos de carbono, o que nos dá muita energia. E quem é ou teme vir a ser diabético não se deve privar de a comer. O melhor conselho é sempre do médico mas, regra geral, basta acompanhar a fruta com uma bolacha de água e sal ou uma tosta, de preferência integrais.

Estarás a evitar a subida brusca de açúcar no sangue e a usufruir com segurança de um alimento muito bom para a saúde.

também

Nutrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o flexitarianismo pode ser definido como um padrão…

Nutrição

Certamente que já te apercebeste que mesmo que te mantenhas ativo ao longo do dia, dificilmente…

Nutrição

Se gostas de saber mais sobre nutrição, o mais certo é que já tenhas ouvido falar no jejum…