Dores nas costas
Dicas Saudáveis

As dores de costas são frequentes? Talvez o problema não esteja só na cadeira do escritório

Quem trabalha num escritório ou a partir de casa passa várias horas sentado e, como consequência, pode vir a sentir dores na coluna. Sim, a coluna vertebral também sofre.

Para a ajudar, podes começar por trocar a cadeira onde te sentas todos os dias para trabalhar. Opta por uma mais ergonómica, e com apoio lombar, mas se nem isso ajudar a minimizar totalmente o problema, é importante que comeces a olhar para outras possíveis soluções.

Mas já lá vamos.

A coluna vertebral tem uma das funções mais importantes do nosso corpo. É como se se tratasse de “tudo em um”. Confuso? Vamos explicar. Tal como um eixo, a coluna sustenta o corpo, dá proteção aos órgãos e à medula espinal e ainda tem a principal função de cuidar das nossas capacidades articulares e de postura(1).

Mas com as grandes responsabilidades, vêm também grandes problemas. Como se trata de um sistema fundamental do nosso corpo, devemos cuidar bem dele, certo? Check.

Mas se já trocaste a cadeira do escritório por uma mais ergonómica e as dores teimam em não desaparecer, damos-te três dicas que podem ajudar.

Repete connosco: exercício físico

Sim, é uma regra básica: manter a prática de exercício físico regular significa que terás uma vida mais saudável. Não é um cliché. É mesmo verdade.

Fazer natação, musculação, pilates ou até mesmo uma simples caminhada regular, é importante para manter um corpo saudável. Mas há mais. É que ao fazeres exercício físico, farás com que os músculos que protegem a coluna fiquem também eles mais fortes e, por isso, desempenham melhor a sua função e ofereçam uma maior proteção (2).

Contudo, é importante realçar que os exercícios mais intensos não devem ter uma prática tão regular. Isto porque o esforço será demasiado, o que acabará por fazer mais mal do que bem. Ah, e não te esqueças: consultar especialistas deve estar (sempre) em primeiro lugar na tua lista de prioridades sempre que houver dúvidas ou questões.

Uma boa postura é fundamental

É fácil esquecermo-nos de manter uma boa postura e de vez em quando lá estamos nós a esticar os ombros e endireitar as costas.

Quem costuma trabalhar ao computador durante o dia inteiro sabe exatamente do que estamos a falar. O tronco começa a descair como um sistema automático e nem damos por ele até as dores de costas começarem a aparecer.

Mas nada está perdido e há vários hábitos que podes adotar para preservares a saúde da tua coluna vertebral e, claro, a tua qualidade de vida(3).

Na hora de dormir, opta por te deitares de lado com duas almofadas. Uma estará na cabeça e outra entre as pernas, de forma a apoiar a coluna e mantê-la o mais direita possível.

Quanto aos pesos, a escolha também é simples: evita-os. Se a mala estiver muito pesada, põe-na sobre os dois ombros e não apenas sobre um.

Assim o peso estará distribuído e os danos à coluna serão reduzidos. E quando for para levantar pesos do chão, que seja sempre com o maior cuidado.

 

Alimentação equilibrada, corpo saudável

Sim, a alimentação também tem influência na saúde da coluna. Porquê? Por que a coluna vertebral concentra 33 dos 206 ossos que temos no corpo e, por isso, é importante que mantenhas uma alimentação que os consiga fortalecer.

Se por um lado a magreza extrema deixa os ossos vulneráveis, a obesidade, resultante de uma alimentação pobre, faz com que a coluna fique sobrecarregada com o peso.

Uma dieta equilibrada e saudável fará com que os teus ossos sejam mais fortes. E, para isso, há um elemento que não pode faltar: o cálcio, claro.

Um adulto precisa de consumir pelo menos 800 miligramas de cálcio para manter um nível suficiente deste elemento no sangue(4). E, uma vez que não é produzido pelo corpo terá de ser consumido em forma de alimentos.

A maior fonte de cálcio na roda dos alimentos são os lacticínios, ricos neste mineral, mas também o encontras em cereais, vegetais de folha escura ou mesmo no tofu. Como tudo, deve ser consumido com moderação e sempre com o apoio de especialistas.

 
 

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