Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

REGRESSO ÀS AULAS: COMO VOLTAR À ROTINA ESCOLAR

O regresso às aulas é sempre uma altura complicada. Os mais pequenos estão agitados e ansiosos por rever os amigos e pelas horas do recreio. Por outro lado, os mais crescidos já não veem esse regresso com tanto entusiasmo.

No entanto, mais novos ou mais graúdos, têm todos de regressar às aulas.

É importante que introduza de novo a rotina escolar passo a passo, mas sem descurar tudo o que é importante. As atividades extracurriculares começam também normalmente por volta das mesmas datas do início do ano escolar, o que adiciona algo extra a ter também que gerir.

Chega finalmente o dia! As férias terminam e o ano letivo começa. O regresso às aulas é esperado pelas crianças e pelos pais, mas como regressar à rotina?

#1 Colocar o despertador 10 minutos mais cedo

Nos primeiros dias de regresso à escola, a criança ainda não está habituada a ter que se levantar a uma determinada hora. Na grande maioria das escolas do país, as aulas iniciam-se por volta das 8:15h, o que significa que a criança terá que se levantar algum tempo antes. Colocar o despertador 10 minutos mais cedo do que a hora necessária para sair de casa atempadamente tem diversas vantagens. Acaba por ter mais tempo para acordar as suas crianças, e pode também ter uma manhã mais calma.

Outro truque é o de adiantar todos os relógios da casa em 10 minutos. Ao princípio irá lembrar-se que estão adiantados, mas com o passar do tempo acabará por se esquecer. De manhã, ganhará 10 minutos todos os dias, chegando às escolas mais cedo e com mais tempo para preparar tudo de manhã.

#2 Preparar o lanche, roupa e mochila no dia anterior

Ao preparar o lanche, roupa e mochila no dia anterior, estará a ganhar minutos preciosos e a poupar preocupações na hora dos mais novos se prepararem de manhã. Mas não só! À medida que os seus filhos crescem, pode por a seu cargo uma ou mais destas tarefas.
Pode, por exemplo, tratar do lanche e da roupa das crianças, enquanto que os mais pequenos se responsabilizam por preparar a mochila da escola para o dia seguinte.
Para além de fazer com que a própria criança comece a ganhar responsabilidade pelas suas coisas, torna tudo muito mais fácil.

#3 Trabalhos de casa

Esta é provavelmente a rotina do tempo de escola que a maioria das crianças não gosta. No entanto, os trabalhos de casa são uma excelente maneira de fazer com que a criança volte a entrar na rotina. Deixe-os a cargo maioritariamente da criança, pois são da sua responsabilidade e é importante que as crianças sejam autónomas neste tipo de tarefas.
Mas não deixe de dar apoio, sente-se com eles para dar uma ajuda nos primeiros exercícios, ou reveja no final.

#4 Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares devem ser parte integrante da rotina “do tempo de escola” das crianças. O desporto, por exemplo, tem imensos benefícios para a saúde mental e física. Ajuda também a que as crianças durmam melhor, até porque chegarão a casa mais cansadas e não terão qualquer problema em adormecer.
Por vezes, alguns pais têm receio de que as atividades extracurriculares roubem a criança dos estudos por demasiado tempo mas vários estudos indicam que, pelo contrário, acabem por ter um impacto muito positivo nos resultados escolares. Em última análise, há que ter em conta que a formação de um indivíduo é multifatorial, e uma vida ativa é sempre algo de muito positivo.

#5 Horários mais rígidos

Durante as férias, é normal que os horários se tornem um pouco flexíveis no que toca, por exemplo, a horários de refeições, acordar e de ir para a cama.
No regresso às aulas, e para que a criança rapidamente se habitue aos horários do período de escola, pode começar por impor progressivamente horários mais rígidos, já com horas bem definidas para acordar, para as refeições e para ir para a cama. Ao longo do ano, e com o passar do tempo, estes horários tornar-se-ão a rotina do dia a dia escolar, e já não serão um problema.
No regresso à rotina, também é importante que algum tempo seja reservado para brincar. Faça dos fins de semana dois dias de relaxamento em que a criança se vai sentir compensada pelo seu esforço semanal.
PARTILHAR 1 LIKES

Sugestões