Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

COMO ORGANIZAR O FRIGORIFICO

Como organizar o frigorífico

Quando se fala na organização do frigorífico existem vários aspetos a ter em conta. Não basta os recipientes estarem arrumados ou os iogurtes estarem empilhados simetricamente. Há que ter em conta que as diferentes áreas do frigorífico têm diferentes temperaturas. Como tal, é importante saber quais os alimentos a serem guardados primeiro e em que prateleira se encontra a temperatura mais adequada para os mesmos.

Primeiro passo para organizar um frigorífico

Vamos começar por abordar um método de organizar um frigorifico combinado. O frigorífico combinado é composto por dois compartimentos com capacidades semelhantes. Regra geral, o compartimento frigorífico fica na parte de cima e o compartimento de congelação é colocado em baixo e composto por mais de uma gaveta.
A organização sugerida no congelador é a repartição dos diferentes grupos alimentares em gavetas diferentes. Por exemplo, uma gaveta para a carne, uma gaveta para o peixe e outra para os legumes. No congelador a temperatura é uniforme e não faz diferença a colocação dos alimentos na primeira, na segunda ou na terceira gaveta.
Já na parte de cima do frigorífico combinado, o mesmo não acontece.

Primeira prateleira no frigorífico combinado

A primeira prateleira (do topo), é onde a temperatura é mais estável.

Aqui é aconselhado colocar os lacticínios como os iogurtes, queijos, natas e os alimentos já cozinhados. Se costuma preparar as refeições para levar para o trabalho, é nesta prateleira onde as deve colocar, separadas e guardadas nos respetivos recipientes, fechados e já frios. É desaconselhável colocar os alimentos ainda quentes dentro do frigorifico, simplesmente para evitar oscilações da temperatura no seu interior que podem afetar os outros alimentos.


Segunda Prateleira

Esta área é uma zona intermédia, recomenda-se que aqui seja colocado a carne e o peixe. Atenção à durabilidade destes alimentos no frigorifico. Por exemplo, o peixe tem uma durabilidade de cerca de 24h, enquanto a carne pode ficar 2 a 3 dias. Se não for cozinhar logo o ideal é dividir e congelar.
A segunda prateleira do frigorifico é também onde deve colocar os produtos de charcutaria como o fiambre. Se gosta de atum, abriu uma lata mas não a comeu até ao fim, é nesta prateleira que deve pôr. No entanto, deve retirá-lo da lata e coloca-lo num recipiente de plástico ou vidro.
Bolos ou produtos de pastelaria também devem ser colocados aqui, sempre cobertos, por exemplo com papel celofane.

Terceira prateleira

Já pensou no jantar, mas ainda tem que descongelar? É aqui que deve colocar os alimentos a descongelar. A terceira prateleira é o lugar indicado para os alimentos que se encontram em fase de descongelação. É preciso ter atenção e colocar num recipiente, como um prato fundo para evitar que a água da descongelação derrame pela prateleira.

Gavetas do frigorífico

Nas gavetas, é onde devem ficar os legumes, as frutas e vegetais. Pode dividir dentro de caixas, nas gavetas ou mesmo dentro de sacos de plástico.
No entanto, é aconselhável que seja usada uma gaveta para a fruta e outra para os vegetais e legumes. Há componentes em várias frutas que colocados pertos dos vegetais podem acelerar o seu processo de amadurecimento e fazer com que fiquem impróprios para consumo mais depressa. Como exemplo, podemos referir as bananas que contêm etileno, um composto que acelera o processo de amadurecimento de frutas ou legumes que estejam próximos ou em contato.

Neste ponto, adicionamos mais um conselho. Lave os alimentos com água corrente antes de os colocar nas gavetas e em seguida seque-os.

Uma dica: colocar uma folha de rolo de cozinha vai ajudar a absorver a humidade e na longevidade dos produtos hortícolas.


Porta do frigorífico

A porta do frigorifico é o local onde mais varia a temperatura. E mesmo quando fechada é a zona mais quente do frigorifico. Tendo isto em conta, aqui deverão ser colocados os alimentos que resistem melhor ao calor. Ao contrário do que se pensa, aqui não devem ficar nem os ovos nem o leite. A porta do frigorifico é o espaço para guardar os sumos e água, até pela dimensão dos pacotes e garrafas, assim como alguns condimentos, molhos ou pickles de conserva.

Ter em atenção que recipientes em metal (latas) não devem ser usados guardadas por longos períodos de tempo no frigorífico!


O que não deve colocar no frigorífico

O tomate não deve ser guardado no frigorífico. Pode alterar a sua textura (ficar farinhento), perder cheiro e sabor. Conserve-o à temperatura ambiente.
Já as batatas, cebolas e a abóbora, convém ficarem num local fresco, escuro e sem humidade.

Organização do frigorífico de duas portas

O frigorífico de 2 portas (composto por um compartimento de congelação mais pequeno em cima e um compartimento frigorífico de maior dimensão em baixo), não permite uma organização tão segmentada. É sugerido seguir o mesmo procedimento para a parte do frigorífico. O Compartimento de congelação deve estar arrumado e organizado de forma a permitir o fácil acesso aos alimentos congelados.
É importante reforçar a ideia que também no compartimento de congelação os alimentos devem ser colocados dentro de sacos ou recipientes plásticos.

Duas sugestões finais!

Agora que já sabe a melhor maneira de organizar o seu frigorífico não se esqueça de não o encher demasiado. Os frigoríficos quando estão demasiado cheios diminuem a circulação do ar frio o que pode estragar alguns alimentos.
Mantenha o frigorifico nos 4º e o congelador nos 17º negativos. Não vamos cair em exageros e estas temperaturas são as aconselhadas para prevenir o aparecimento de bactérias e micróbios que podem contaminar e estragar a comida.
PARTILHAR 29 LIKES

Sugestões