Como organizar o frigorífico
Dicas Saudáveis

Como organizar o frigorífico

Quando se fala na organização do frigorífico existem vários aspetos a ter em conta. Não basta os recipientes estarem arrumados ou os iogurtes empilhados simetricamente.
 
Há que ter em conta que as diferentes áreas do frigorífico têm diferentes temperaturas. Como tal, é importante saber quais os alimentos a serem guardados primeiro e em que prateleira se encontra a temperatura mais adequada para os mesmos.

Primeiro passo para organizar um frigorífico

Vamos começar por abordar um método de organizar um frigorífico combinado. O frigorífico combinado é composto por dois compartimentos com capacidades semelhantes. Regra geral, o compartimento frigorífico fica na parte de cima e o compartimento de congelação é colocado em baixo e composto por mais de uma gaveta.

  • A organização sugerida no congelador é a repartição dos diferentes grupos alimentares em gavetas diferentes.

Por exemplo, uma gaveta para a carne, uma gaveta para o peixe e outra para os legumes. No congelador a temperatura é uniforme e não faz diferença a colocação dos alimentos na primeira, na segunda ou na terceira gaveta.

Já na parte de cima do frigorífico combinado, o mesmo não acontece.

Mantém o frigorífico nos 4ºC positivos e o congelador nos 17ºC negativos.

Primeira prateleira no frigorífico combinado

A primeira prateleira (do topo), é onde a temperatura é mais estável.

  • Aqui é aconselhado colocar os lacticínios como os iogurtes, queijos, natas e os alimentos já cozinhados.

Se costumas preparar as refeições para levar para o trabalho, é nesta prateleira que as deves colocar, separadas e guardadas nos respetivos recipientes, fechados e já frios. É desaconselhável colocar os alimentos ainda quentes dentro do frigorífico, simplesmente para evitar oscilações da temperatura no seu interior que podem afetar os outros alimentos.

Segunda prateleira

  • Esta área é uma zona intermédia, recomenda-se que aqui sejam colocados a carne e o peixe.

Atenção à durabilidade destes alimentos no frigorífico. Por exemplo, o peixe tem uma durabilidade de cerca de 24h, enquanto a carne pode ficar 2 a 3 dias. Se não fores cozinhar logo o ideal é dividir e congelar.

  • A segunda prateleira do frigorífico é também onde deves colocar os produtos de charcutaria como o fiambre.

Se gostas de atum, abriste uma lata mas não a comeste até ao fim, é nesta prateleira que o deves pôr. No entanto, deves retirá-lo da lata e colocá-lo num recipiente de plástico ou vidro.

  • Bolos ou produtos de pastelaria também devem ser colocados aqui, sempre cobertos, por exemplo com papel celofane.

Terceira prateleira

Já pensaste no jantar, mas ainda tens que descongelar?

  • É aqui que deves colocar os alimentos a descongelar.

A terceira prateleira é o lugar indicado para os alimentos que se encontram em fase de descongelação. É preciso ter atenção e colocar num recipiente, como um prato fundo para evitar que a água da descongelação derrame pela prateleira.

Gavetas do frigorífico

  • Nas gavetas, é onde devem ficar os legumes, as frutas e vegetais.

Para organizar melhor o frigorífico, podes dividir dentro de caixas, nas gavetas ou mesmo dentro de sacos de plástico.

No entanto, é aconselhável que seja usada uma gaveta para a fruta e outra para os vegetais e legumes. Há componentes em várias frutas que colocados pertos dos vegetais podem acelerar o seu processo de amadurecimento e fazer com que fiquem impróprios para consumo mais depressa. Como exemplo, podemos referir as bananas que contêm etileno, um composto que acelera o processo de amadurecimento de frutas ou legumes que estejam próximos ou em contato.

Neste ponto, adicionamos mais um conselho. Lava os alimentos com água corrente antes de os colocar nas gavetas e em seguida seca-os.

Uma dica: colocar uma folha de rolo de cozinha vai ajudar a absorver a humidade e na longevidade dos produtos hortícolas.

Porta do frigorífico

A porta do frigorífico é o local onde mais varia a temperatura. E mesmo quando fechada é a zona mais quente do frigorífico. Tendo isto em conta, aqui deverão ser colocados os alimentos que resistem melhor ao calor. Ao contrário do que se pensa, aqui não devem ficar nem os ovos nem o leite.

  • A porta do frigorífico é o espaço para guardar os sumos e água, até pela dimensão dos pacotes e garrafas, assim como alguns condimentos, molhos ou pickles de conserva.

Ter em atenção que recipientes em metal (latas) não devem ser usados guardadas por longos períodos de tempo no frigorífico!

O que não deves colocar no frigorífico

O tomate não deve ser guardado no frigorífico. Pode alterar a sua textura (ficar farinhento), perder cheiro e sabor. Conserva-o à temperatura ambiente.

Já as batatas, cebolas e a abóbora, convém ficarem num local fresco, escuro e sem humidade.

Organizar o frigorífico de duas portas

O frigorífico de 2 portas (composto por um compartimento de congelação mais pequeno em cima e um compartimento frigorífico de maior dimensão em baixo), não permite uma organização tão segmentada. É sugerido seguir o mesmo procedimento para a parte do frigorífico. O compartimento de congelação deve estar arrumado e organizado de forma a permitir o fácil acesso aos alimentos congelados.

É importante reforçar a ideia que também no compartimento de congelação os alimentos devem ser colocados dentro de sacos ou recipientes plásticos.

Duas sugestões finais!

Agora que já sabes a melhor maneira de organizar o teu frigorífico não te esqueças de não o encher demasiado. Os frigoríficos quando estão demasiado cheios diminuem a circulação do ar frio o que pode estragar alguns alimentos.

Mantém o frigorífico nos 4ºC positivos e o congelador nos 17ºC negativos.. Não vamos cair em exageros e estas temperaturas são as aconselhadas para prevenir o aparecimento de bactérias e micróbios que podem contaminar e estragar a comida.

 
 

também

Dicas Saudáveis

Todos os anos, em média 15 milhões de pessoas no mundo sofrem um AVC. Para o prevenires, é…

Dicas Saudáveis

Já nos aconteceu inúmeras vezes. Fizeste análises — porque tens a consciência de que é uma das…

Dicas Saudáveis

Desde o momento em que nascemos e até aos últimos anos de vida, cruzamo-nos e criamos laços com…