Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

O QUE SÃO AS ESTRIAS E COMO DISFARÇÁ-LAS?

As estrias podem surgir quando ocorre uma oscilação de peso e volume (por exemplo, devido a retenção de líquidos), superior a 10%, num período temporal curto. 
Embora possam existir em homens e mulheres, a frequência é maior no corpo feminino. Porém, hoje em dia, este é um problema para o qual os homens começam também a procurar soluções. 
A par da celulite, as estrias são um problema estético e não de saúde. Vaidade ou não, já partilhámos algumas dicas para acabar com a celulite. E embora não possamos apresentar um tratamento infalível para “acabar” com as estrias, podemos sugerir como as disfarçar e, acima de tudo, como as evitar. 

O que são as estrias?

As estrias são lesões lineares que ocorrem na pele devido à rutura das fibras de colagénio e de elastina presentes na pele. Caraterizam-se por um processo inflamatório e a forma como se apresentam também está dependente da etapa em que se encontram: mais recentes ou mais antigas. 
Geralmente, as estrias aparecem quando acontece alguma mudança brusca no organismo. Estas mudanças estão geralmente associadas ao aumento ou perda de peso, retenção de líquidos, e no caso das mulheres, durante a gravidez.

O que causa as estrias?

As estrias estão mais relacionadas com o corpo feminino, embora também ocorram nos homens. A fase mais comum para o seu aparecimento é a fase da adolescência. 

As estrias são causadas maioritariamente pela perda de elasticidade da pele. Esta elasticidade corporal adapta-se às alterações que o corpo humano sofre, como, por exemplo, as alterações no volume corporal. 
A causa principal que origina o aparecimento de estrias é mesmo a perda ou o aumento do peso, em curtos períodos de tempo. Assim, as zonas mais comuns onde as estrias aparecem são as zonas mais propícias ao armazenamento de gordura corporal. A barriga (na zona abdominal), pernas, coxas, peito e braços são as zonas mais comuns. 


Como disfarçar as estrias?

Infelizmente, não há um tratamento que elimine definitivamente as estrias. No entanto, existem várias opções para as disfarçar. 

Existem dois tipos de estrias: as vermelhas e as brancas. Esta classificação está relacionada com a antiguidade da estria na pele. 

Estrias vermelhas

As estrias vermelhas ou roxas são as estrias na sua fase inicial. Esta é a altura em que são mais fáceis de eliminar e disfarçar. 
Quando as estrias ainda estão nesta fase, a aplicação de cremes com elevados níveis de hidratação é uma ótima prática para ajudar a pele a ganhar elasticidade novamente.  Os cicatrizantes também são uma alternativa nesta fase. Os hidratantes e os cicatrizantes podem ser complementos um do outro: ao serem utilizados em conjunto, os resultados serão mais rápidos e notórios. 
Alguns dos produtos mais utilizados para disfarçar as estrias são os que contêm óleos na sua composição ou elementos com componentes hidratantes elevados, como é o caso do óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas doces ou mesmo manteiga de Karité. 

Estrias brancas

As estrias brancas são as estrias já envelhecidas. São aquelas que não foram tratadas durante a sua fase inicial e acabaram por cicatrizar. 

Nesta fase, disfarçar as estrias já se torna mais complicado. Embora seja necessário continuar a apostar num bom hidratante, as estrias brancas só poderão ser eliminadas com tratamentos estéticos. 
Estes tratamentos estéticos utilizados para as estrias têm como objetivo estimular a circulação sanguínea local. 

Como prevenir as estrias?

Antes de se falar em disfarçar as estrias já existentes, é importante pensar em como prevenir as que possam aparecer. 
Um dos métodos que previne as estrias é evitar oscilações de peso em pequenos períodos de tempo. 
Outra das questões a ter em atenção está relacionada com a alimentação. A ingestão de alimentos ricos em vitamina A, C e D pode ajudar na prevenção das estrias, pois estes nutrientes são importantes na produção de colagénio por parte do corpo humano.  A não esquecer: a quantidade recomendada de água por dia, cerca de 1,5L a 2L. 

Esteja atento à sua alimentação, mantenha uma boa hidratação todos os dias e adicione um creme hidratante à sua rotina diária nos locais onde começam a surgir as primeiras estrias. 
PARTILHAR 23 LIKES

Sugestões