Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

COMO ACABAR COM A CELULITE

COMO ACABAR COM A CELULITE? 

A celulite afeta mais de 90% das mulheres sendo um problema estético que aparece na adolescência. A prevenção e a correção de alguns hábitos (que favorecem não só o seu aparecimento bem como a sua consolidação) são as recomendações mais acertadas para tratar e acabar com a celulite. Acerca deste pesadelo, que se caracteriza por formar cúmulos de gordura que se empurram contra o tecido conjuntivo debaixo da pele, sabemos que aparece na puberdade e paulatinamente se vai consolidando, se não se tiverem hábitos preventivos, provocando uma série de mudanças fisiológicas como a desaceleração da circulação venosa e linfática, a multiplicação e o crescimento das células de tecido adiposo.

Por que razão aparece a celulite?

Esta é uma pergunta que fazem milhões de mulheres em todo o mundo e as respostas podem ser várias. Pode surgir devido a causas genéticas - se a nossa avó e a nossa mãe a tiveram seguramente sofreremos dela. Todavia, existem também causas vasculares provocadas pelo sedentarismo, o uso de roupa muito justa ou a deficiente circulação sanguínea. Além disso, a alimentação e o estilo de vida podem estar relacionados, já que são aspetos que intervêm sobretudo, no seu avanço se não adquirirmos hábitos corretos.

Por último, no aparecimento da celulite existem fatores endócrinos como as mudanças hormonais e as mulheres vêem-se submetidas a elas em diferentes ocasiões.

Também temos de ter em conta que há vários tipos de celulite, e todos eles podem estar presentes no nosso corpo. A celulite fraca, a mais comum e com menor consistência, costuma estar bastante espalhada nas coxas e nos glúteos. Não costuma ser dolorosa. A mais preocupante é a celulite dura que é mais difícil de eliminar e provoca dor. E embora não seja geralmente doloroso, pode conduzir a uma sensação de peso. O terceiro tipo é a celulite aquosa que aparece exclusivamente nas extremidades inferiores, apresenta-se com retenção de líquidos e pode ser dolorosa ao tacto.

Tratamentos para acabar com a celulite

A cosmética e os tratamentos dermo-estéticos são os grandes aliados na luta contra a celulite mas também existem algumas considerações quanto à alimentação que devemos adotar e ao estilo de vida para a tentar acabar com a celulite.

Os anticelulíticos devem aplicar-se durante todo o ano e devemos combiná-los com exercício e uma alimentação sã, variada e equilibrada. Também podemos aumentar os seus efeitos com a fito terapia.

Há plantas medicinais que favorecem a circulação venosa e linfática, melhoram a drenagem e diminuem a retenção de líquidos além de terem uma ação contra os radicais livres, muito eficaz no combate à oxidação celular. Entre as plantas mais utilizadas estão a camelina (falso linho), cola de caballo e o castanheiro-da-índia.

Recomendações para acabar com a celulite

Para acabar com a celulite, trate de limitar o consumo de sal, pois este favorece a retenção de líquidos; também o ato de petiscar entre as refeições, principalmente alimentos açucarados é uma das razões pela qual acumulamos mais gorduras do que as que necessitamos. Evitar o excesso de peso é fundamental. Porquê? Não só por razões estéticas mas também porque ao aumentar, as células adiposas comprimem os vasos sanguíneos encarregados de distribuir o sangue a nível capilar prejudicando assim a circulação.

Por outro lado, para acabar com a celulite deve também beber entre seis a oito copos de água por dia. Seguir uma dieta rica em fibras, com suficiente presença de legumes, saladas e fruta fresca; consumir alimentos ricos em iodo como o sal iodado, as algas marinhas, o peixe e marisco, alho, cebola, cogumelos, depurativos como o aipo, os espargos, a cebola ou o ananás.

Quanto ao estilo de vida, é importante que siga algumas recomendações: evitar o stress já que a adrenalina e a noradrenalina intervêm no metabolismo das gorduras e na retenção de água; fazer exercício com regularidade - a vida sedentária agrava a celulite; e estar atenta à prisão de ventre, que não seja frequente já que favorece a acumulação de substâncias indesejáveis. Também deve privilegiar o uso de peças de roupas folgadas em vez das apertadas e procurar que os elásticos de meias e peúgas não restrinjam a circulação.

A moda por vezes não facilita, os sapatos de tacão alto e muito alto são contra-indicados no caso de celulite; dificultam a circulação e provocam retenção de líquidos sendo mais difícil acabar com a celulite. Podem usar-se em certas ocasiões mas não no dia-a-dia.

Também não é conveniente submetermo-nos a situações de calor excessivo que possamos evitar como grandes exposições a sol intenso e sob temperaturas altas, saunas, ou banhos e duches muito quentes. Por último, a higiene postural pode fazer muito por nós tendo em conta que a má postura da coluna vertebral, sobretudo na zona lombar, desloca o centro de gravidade do corpo para a frente, havendo a tendência para contrair os músculos da barriga das pernas, dificultando a circulação de retorno e agravando a celulite das coxas e dos glúteos.

Por esta razão, é muito importante evitar passar muitas horas na cadeira, de pé ou com as pernas cruzadas. Se desempenha um trabalho sedentário procure levantar-se e esticar-se regularmente, pelo menos uma vez por hora. É conveniente dar um pequeno passeio, ainda que seja andar dez metros.

Exercício para acabar com a celulite 

Para escolher a nossa rotina de exercícios, as disciplinas aeróbias como nadar, patinar, correr ou andar de bicicleta são as que melhores resultados obtêm contra a celulite, uma vez que aceleram o metabolismo, melhoram a tonicidade muscular e, sobretudo ativam a circulação sanguínea.

 

Sabia que?
Para acabar com a celulite ou pelo menos prevenir o seu aparecimento é muito importante ter horários certos para as refeições e mastigar bem os alimentos?

PARTILHAR 103 LIKES

Sugestões