kit kat
Sustentabilidade

Cacau obtido de forma responsável

A PODA É FUNDAMENTAL PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE CACAU

Boas práticas agrícolas através do Income Accelerator Program 

Seguindo uma abordagem inovadora, centrada nas famílias, Income Accelerator Program ambiciona combater as disparidades de rendimento e reduzir os riscos de trabalho infantil, incentivando mudanças de comportamento e recompensando as práticas positivas - tanto a nível familiar, como na exploração agrícola.

Este programa é focado na melhoria dos meios de subsistência das famílias de produtores de cacau e recompensa as famílias, não só pela quantidade e qualidade das favas de cacau, mas também por práticas que beneficiem o ambiente e a comunidade local. O programa incentiva as famílias de produtores de cacau a envolverem-se em práticas positivas dentro de quatro áreas: Escolarização Infantil, Boas Práticas Agrícolas, Atividades Agroflorestais e Diversificação do Rendimento.

Durante os dois primeiros anos, as famílias inseridas no programa podem receber até 500 euros por ano (100 euros por cada área, e um montante adicional de 100 euros, caso cumpram todas condições e ações exigidas para as quatro áreas). Os incentivos são distribuídos equitativamente entre os dois chefes de família para incentivar a igualdade de género, partilhar responsabilidades financeiras e contribuir para que os lares se tornem mais resilientes.

As famílias de produtores de cacau podem receber até 100 euros de incentivos através da poda de qualidade ou da poda arquitetónica - um dos quatro pilares do Income Accelerator Program. Os primeiros 50% deste incentivo são concedidos assim que as famílias se comprometem a praticar a poda, para que estas possam ter fundos adequados para investir nas suas plantações.

Para ajudar todas as famílias a acederem a uma poda de qualidade, treinamos e equipamos os membros da comunidade local para a realização de uma nova abordagem estruturada e graduada chamada "poda arquitetónica" baseada numa classificação definida para realizar uma remoção seletiva de ramos doentes, mortos ou improdutivos, levando, assim, ao aumento da alocação de recursos para os ramos e frutos remanescentes.

Promovidas como "grupos de poda", estas equipas são incentivadas a oferecer os seus serviços às famílias de produtores de cacau, para que todas as explorações agrícolas possam beneficiar da poda arquitetónica. Esta prática beneficia a comunidade, aumentando a qualidade da poda a nível geral, e proporcionando aos membros do grupo de poda mais uma forma de diversificar o seu rendimento, limitando, também, a doença e a perda de colheitas, enquanto facilita a manutenção da fazenda e aumenta o tamanho das vagens de cacau.

Qual foi o impacto da poda para as famílias inseridas no Income Accelerator Program? 

Publicado no verão de 2023, o relatório do KIT Royal Tropical Institute (Midline report of the pilot phase), sobre a fase-piloto do Income Accelerator Program, analisou as 1000 famílias de produtores de cacau que integraram o programa durante esta fase, e identificou os seguintes resultados:

  • Aumento de quase 20% em comparação com o rendimento médio do cacau proveniente de campos de cacau não podados, com 22% das famílias a atingir uma tonelada métrica por hectare de terra
  • 43% dos agregados familiares excederam o objetivo do programa de poda de um hectare por ano - 50% destes agregados familiares podam até dois hectares
  • Os serviços de poda foram prestados a todas as famílias inseridas no programa e foram criados 55 grupos de poda

À medida que vamos dando escala ao Income Accelerator Program na Costa do Marfim e no Gana, a fase-piloto deste projeto ajudou a identificar várias áreas de melhoria. No que respeita às boas práticas agrícolas, uma ação futura consiste em destacar a razão pela qual estas atividades beneficiarão os agricultores e as suas explorações e cacau a médio e longo prazo. Este ponto é importante porque alguns agricultores ainda se mostram céticos em relação à poda arquitetónica (principalmente devido ao caráter invasivo deste método e ao grande número de ramos cortados e removidos das árvores de cacau). Esta situação exige uma monitorização das equipas no terreno, para acompanhar de perto esta atividade e garantir a implementação desta prática.

Na sequência do lançamento da fase-piloto deste projeto em 2020, passámos a uma fase de teste em escala na Costa do Marfim, atingindo 10 000 famílias de agricultores de cacau, com o objetivo de chegar a cerca de 160 000 famílias de agricultores de cacau dentro da nossa cadeia de abastecimento, até 2030. As boas práticas agrícolas continuarão a desempenhar um papel fundamental no programa, ao mesmo tempo que trabalhamos em direção ao nosso objetivo para 2030.

Para mais informação sobre o Income Accelerator Program consulte: How the program works; Income Accelerator Program Progress Report (July 2023); Relatórios do and the KIT Royal Tropical Institute: Baseline on test at scale e Midline report of the pilot phase

 
 

também

Sustentabilidade

KITKAT BREAKS FOR GOOD: Capacitando as Mulheres para alavancar a diversificação do rendimento.

Sustentabilidade

KITKAT BREAKS FOR GOOD: Ajudando a corrigir os Gaps de Rendimento das famílias produtoras de cacau.

Sustentabilidade

KITKAT BREAKS FOR GOOD: Promovendo a Educação, com o objetivo de combater o Risco de trabalho…