Ajudando a reduzir as diferenças de rendimento
AJUDANDO A CORRIGIR OS GAPS DE RENDIMENTO DAS FAMÍLIAS PRODUTORAS DE CACAU
Incentivos através do Income Accelerator Program
Com uma abordagem inovadora, centrada nas famílias, o Income Accelerator Program pretende colmatar as diferenças de rendimento dos produtores de cacau e reduzir os riscos de trabalho infantil, incentivando mudanças de comportamento e recompensando as práticas positivas - tanto a nível familiar, como na exploração agrícola.
Através deste programa, ambicionamos melhorar os meios de subsistência das famílias de produtores de cacau, recompensando-as não só pela quantidade e qualidade das favas de cacau, mas também pela aplicação de práticas que beneficiem o ambiente e a comunidade local. O programa incentiva as famílias de produtores de cacau a envolverem-se em práticas positivas dentro de quatro áreas: Escolarização Infantil, Boas Práticas Agrícolas, Atividades Agroflorestais e Diversificação do Rendimento.
Durante os primeiros dois anos, as famílias abrangidas por este programa podem receber até 500 euros por ano (100 euros por cada área, e um valor adicional de 100 euros caso cumpram as condições e ações exigidas para as quatro áreas). Os incentivos são distribuídos equitativamente entre os dois chefes de família (ou seja, o agricultor e a sua esposa), para incentivar a igualdade de género, a partilha das responsabilidades financeiras e contribuir para que as famílias se tornem mais resilientes.
À medida que os rendimentos vão aumentando, através de fontes adicionais e de melhores resultados, o incentivo é reduzido para 250 EUR.
Os incentivos às boas práticas agrícolas e à escolarização são parcialmente pagos com base na promessa de que, ao participarem no programa, as famílias de produtores de cacau tentarão obter outros rendimentos adicionais. Dentro da área da "Escolarização Infantil", o programa permite que as famílias ganhem até 100 euros de incentivo, pagos em duas parcelas: 1) 50% quando as famílias que comprometem a matricular as suas crianças na escola; e 2) 50% quando é, efetivamente, confirmada a matrícula.
Os incentivos são entregues diretamente aos dois chefes de família, através de uma transferência de serviço móvel segura, que assegurará a rastreabilidade diretamente dos fornecedores da Nestlé para o destinatário pretendido.
Para termos uma ideia do peso destes incentivos, quando lançámos o programa em janeiro de 2022, estimámos que o valor de referência do rendimento de subsistência era cerca de €6650.69 por ano.1, 2, 3
Consulte “How it Works” para mais informação.
Quais foram os resultados dos incentivos até à data?
Publicado no verão de 2023, o relatório do KIT Royal Tropical Institute (Midline report of the pilot phase), sobre a fase-piloto do Income Accelerator Program, analisou as 1000 famílias de produtores de cacau que integraram o programa durante esta fase, e identificou os seguintes resultados:
- 93 % das famílias indicaram ter recebido pelo menos uma transferência em numerário
- Os incentivos estimularam principalmente as atividades de diversificação do rendimento e foram utilizados para cobrir os cuidados de saúde e despesas escolares
À medida que procuramos alargar o programa à Costa do Marfim e ao Gana, o projeto-piloto ajudou-nos a identificar a necessidade de melhorar a comunicação dos incentivos (que práticas os produtores de cacau devem aplicar e a razão pela qual estas práticas são importantes), evitar atrasos nos pagamentos e ajudar as famílias a envolverem-se nas quatro áreas que integram o programa. Todas estas melhorias visam aumentar o total de incentivos que as famílias recebem e amplificar o impacto deste projeto.
Através dos relatórios de atividades do nosso fornecedor, durante a fase de teste em escala, sabemos que desde janeiro de 2022 as famílias já receberam uma estimativa de 2 milhões de euros em incentivos - um passo positivo para proporcionarmos mais rendimento para as famílias de produtores de cacau.
Estamos confiantes de que os incentivos deste programa serão fundamentais para acelerar as práticas que contribuirão para minimizar os gaps existentes e proporcionar um rendimento digno para as famílias dos produtores de cacau da Costa do Marfim e não só.
Na sequência do lançamento do projeto-piloto em 2020, passámos a uma fase de teste em escala na Costa do Marfim, atingindo 10 000 famílias de produtores de cacau, com o objetivo de chegar a cerca de 160 000 famílias dentro da nossa cadeia de abastecimento, até 2030.
Para mais informações sobre o Income Accelerator Program e o seu impacto nas famílias de produtores de cacau consulte: How the program works; Income Accelerator Program Progress Report (July 2023); relatórios do KIT Royal Tropical Institute: Baseline on test at scale and Midline report of the pilot phase.
1 Cost of living & living income benchmark: Ivorian Center for Socio Economic Research (CIRES) (2018). The Living Income Report, Rural Côte d’Ivoire, Cocoa growing areas. adjusted for household size based on Bymolt, R., Laven, A., & Tyszler, M. (2018). Demystifying the Cocoa Sector in Ghana and Côte d’Ivoire. The Royal Tropical Institute (KIT) updated for inflation in August 2020 and exchange rate on 13th January 2022. 2 Average family size: 3.82 adults and 2.96 children; Average farm size: 3.5 hectares; sourced from Bymolt, R., Laven, A., & Tyszler, M. (2018). Demystifying the Cocoa Sector in Ghana and Côte d’Ivoire. The Royal Tropical Institute (KIT). Available at: https://www.kit.nl/wp-content/uploads/2020/05/Demystifying-complete-file.pdf
3 Equivalent to CHF 6 365 based on the exchange rate of the 9th October 2023
Vê também
Sustentabilidade
KITKAT BREAKS FOR GOOD: A poda é fundamental para a produção sustentável de cacau.
Sustentabilidade
KITKAT BREAKS FOR GOOD: Capacitando as Mulheres para alavancar a diversificação do rendimento.
Sustentabilidade
KITKAT BREAKS FOR GOOD: Promovendo a Educação, com o objetivo de combater o Risco de trabalho…