Diversificação do rendimento
CAPACITANDO AS MULHERES PARA ALAVANCAR A DIVERSIFICAÇÃO DO RENDIMENTO
O papel do Income Accelerator Program na diversificação do rendimento
Através de uma abordagem inovadora centrada nas famílias, o Income Accelerator Program visa minimizar as diferenças de rendimento e reduzir os riscos de trabalho infantil, incentivando mudanças de comportamento e recompensando as práticas positivas - tanto a nível familiar, como na exploração agrícola.
O Income Accelerator Program foca-se na melhoria dos meios de subsistência das famílias dos produtores de cacau e recompensa estas famílias, não só pela quantidade e qualidade das favas de cacau, mas também pela aplicação de boas práticas que beneficiem o ambiente e a comunidade local. O programa incentiva as famílias de produtores de cacau a envolverem-se em práticas positivas dentro de quatro áreas: Escolarização Infantil, Boas Práticas Agrícolas, Atividades Agroflorestais e Diversificação do Rendimento.
Durante os primeiros dois anos, as famílias integradas neste programa podem receber até 500 euros por ano (100 euros por cada iniciativa, com um montante adicional de 100 euros, caso cumpram as condições e ações exigidas para as quatro áreas). Os incentivos são distribuídos equitativamente entre os dois chefes de família, para incentivar a igualdade de género, promover a partilha de responsabilidades financeiras e proporcionar mais segurança às famílias.
Este programa valoriza uma repartição equitativa dos incentivos porque, ao promover a participação ativa das mulheres, estamos a proporcionar uma tomada de decisões mais inclusiva e informada sobre as questões financeiras das explorações agrícolas e da gestão dos lares. O papel das mulheres é muito importante, já que estas tendem a considerar as necessidades de todo o agregado familiar e a dar prioridade a investimentos que beneficiem o bem-estar de todos os membros da família, tais como o reforço da segurança alimentar, a melhoria do acesso à educação e aos cuidados de saúde, e a diversificação das fontes de rendimento.
Com o objetivo de promover a diversificação do rendimento, este programa incentiva as mulheres a aderir às Villages Savings and Loans Associations (VSLAs), que ajudam as mulheres a aceder ao financiamento e a empréstimos para criar novas empresas, em particular as que vivem em zonas remotas onde os bancos não estão frequentemente presentes; Gender Action Learning at Scale (GALS) ações de formação que permitem aos casais trabalhar, ativamente, na mudança da sua visão da igualdade de género, contribuindo para o reforço das suas relações a todos os níveis; e Income Generating Activities (IGAs) formações que apoiam as mulheres na investigação, planeamento e lançamento de novos negócios.
Que impacto tem o Income Accelerator Program na diversificação do rendimento?
Publicado no verão de 2023, o relatório do KIT Royal Tropical Institute (Midline report of the pilot phase), sobre a fase-piloto do Income Accelerator Program, analisou as 1000 famílias de produtores de cacau que integraram o programa durante esta fase, e identificou os seguintes impactos, no que respeita à diversificação dos rendimentos:
- 86% das famílias pertencentes ao programa têm, pelo menos, um membro inscrito nas VSLAs e 24 novas VSLAs foram estabelecidas – as mulheres representam a maioria dos membros das VSLAs, o que ajudou a aumentar o seu envolvimento na tomada de decisões sobre as despesas e a promover a igualdade de géneros.
- 174 famílias obtiveram empréstimos, através das VSLAs, para criarem novas IGAs (Income Generating Activities), ou financiarem a sua extensão.
- Ocorreram 36 sessões de formação sobre as IGAs
- 47% das famílias impactadas por este programa participaram em formações sobre GALS (Gender Action Learning at Scale).
De um modo geral, a disponibilidade de recursos financeiros através dos incentivos do Income Accelerator Program, para promover a diversificação do rendimento, funcionou como catalisador para que as famílias pertencentes à fase-piloto do programa pudessem explorar novas fontes de rendimento, para além das habituais práticas agrícolas.
Este projeto-piloto ajudou-nos a identificar formas de melhorar e amplificar o impacto do Income Accelerator Program, à medida que vamos alargando o seu alcance na Costa do Marfim e no Gana.
Uma dificuldade que necessitamos de ultrapassar é o facto de as mulheres destas comunidades terem, muitas vezes, acesso limitado a telemóveis e a cartões de identidade, impedindo-as, assim, de verificar as suas contas bancárias.
No seguimento desta fase-piloto do Income Accelerator Program, lançada em 2020, passámos para uma fase de teste em escala na Costa do Marfim, alcançando 10 000 famílias produtoras de cacau e ambicionamos alcançar uma estimativa de 160 000 famílias, dentro da nossa cadeia de abastecimento, até 2030.
Continuamos empenhados em capacitar as mulheres, e as famílias coletivamente, e em incentivá-las a diversificarem os seus rendimentos, de modo a aumentar resiliência do seu rendimento, para além do cacau, ao mesmo tempo que trabalhamos na implementação do nosso objetivo para 2030.
Para mais informação sobre o Income Accelerator Program e o seu impacto nas famílias produtoras de cacau consulte: How the program works; Income Accelerator Program Progress Report (July 2023); relatórios do KIT Royal Tropical Institute: Baseline on test at scale e Midline report of the pilot phase.
Vê também
Sustentabilidade
KITKAT BREAKS FOR GOOD: A poda é fundamental para a produção sustentável de cacau.
Sustentabilidade
KITKAT BREAKS FOR GOOD: Ajudando a corrigir os Gaps de Rendimento das famílias produtoras de cacau.
Sustentabilidade
KITKAT BREAKS FOR GOOD: Promovendo a Educação, com o objetivo de combater o Risco de trabalho…