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Benefícios da Atividade Física
Boa forma

Benefícios da Atividade Física

A atividade física é tão importante e benéfica para o bom funcionamento do teu corpo como a alimentação.

O sedentarismo favorece a obesidade promovendo o aparecimento de patologias que lhe estão associadas.
 
O desporto é uma fonte de bem-estar e saúde: facilita relações sociais, contribui para ultrapassar adversidades ao longo da vida, ajuda a libertar a agressividade e combate a monotonia.
Combater o sedentarismo

É um facto, a sociedade ocidental está cada vez mais sedentária. As razões são várias ainda que as mais importantes sejam: a atividade profissional, que em muitos casos se desenvolve sentado, e a progressiva procura de comodidade em todos os momentos de ócio.

Contudo, está provado que um excesso de inatividade implica um importante risco para a saúde. Os benefícios da atividade física (movimento e não esforço físico, especialmente indicada para pessoas que não podem fazer desporto) são:

  1. Melhoria das funções respiratórias;
  2. Redução dos fatores de risco de doença coronária; 
  3. Promoção do “bom” colesterol (HDL) ao mesmo tempo que diminui o “mau” colesterol (LDL) e  os triglicerídeos no sangue; 
  4. Redução da percentagem de gordura corporal; 
  5. Diminuição da ansiedade; 
  6. Ajuda no combate à depressão; 
  7. Aumento da sensação de bem-estar e autoestima, já que segrega, entre outras substâncias, endorfinas; 
  8. Favorecimento de um maior rendimento tanto na vida profissional como pessoal. 


Fontes:
Varo J.J.; Martínez J.A.; Martínez-González M.A.; Benefícios de la actividad física y riesgos del sedentarismo. Medicina Clínica 2003 Novembro; 121(17): 665-672 Kenney W.L. et al. Manual ACSM para la valoración y prescripción del ejercicio. Barcelona: Editorial Paidotribo, 1999. 

Benefícios do tipo de Atividade Física que realizas

Todo o exercício é bom para a saúde. Aqui encontrarás algumas modalidades e conhecerás os benefícios de cada uma delas para te manteres flexível, saudável e com energia. 

  • Caminhar: favorece a circulação e reduz a tensão nos glúteos, além de tonificar as pernas.
  • Yoga: ao basear-se em exercícios de alongamento e respiração, ajuda a relaxar.
  • Pilates: utiliza exercícios de força e flexibilidade em conjunto com outros movimentos que permitem trabalhar os músculos de forma localizada e a um nível profundo para depois os trabalhar de forma global.
  • Ciclismo: ajuda à circulação e tonifica os glúteos e, embora em menor medida, trabalham-se os braços e o tronco.
  • Natação: este desporto, considerado um dos mais completos, permite o movimento e alongamento total de todos os músculos do corpo. Favorece a actividade cardiovascular. 
  • Dança: se o que pretendes é tonificar os bíceps, trícepes, ombros e costas, tem aulas de dança onde se combinem exercícios com barras, baseados na dança clássica, em que os movimentos lentos são de muita precisão.
 

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